cana de acucar

Páginas: 4 (761 palavras) Publicado: 31 de março de 2014
A cana de açúcar foi introduzida no Brasil em 1532 por Martim Afonso de Souza, na capitania de São Vicente, provavelmente a partir de mudas oriundas da Ilha da Madeira.  É a mais antiga plantaçãoque se tem notícia em terras brasileiras. Um ano depois foi construído em São Vicente, o Engenho do Governador, que logo mais seria chamado de Engenho São Jorge dos Erasmos por ter sido vendido aoholandês Erasmo Scheltz, tornando-se o primeiro engenho edificado no Brasil, suas ruínas podem ser visitadas e hoje pertencem à USP.

Em 1535, Jerônimo de Albuquerque funda o primeiro engenho de açúcarem Pernambuco, chamado de engenho Nossa Senhora da Ajuda, nas proximidades de Olinda. Dez anos depois o Brasil já dispunha de aproximadamente 25 engenhos espalhados de Pernambuco a São Vicente.
O solofértil de massapê, as condições climáticas favoráveis da região nordeste e a maior proximidade em relação à Europa ajudaram a incrementar a produção nordestina. Logo a cana de açúcar se espalhouprincipalmente em solo pernambucano e baiano. Em 1570, essas duas capitanias reuniam 41 dos 60 engenhos existentes no Brasil.
A economia baseada na cana de açúcar instalou a monocultura no Brasil,determinando a formação econômica, política e social da colônia. Os engenhos de cana orientaram o povoamento, incrementaram a escravidão e concentraram renda.

O crescimento da indústria açucareira no fimdo século XVI, foi espantoso. Apesar dos constantes embates com os indígenas a produção expandiu-se. Alagoas, fronteira com Pernambuco teve seu primeiro engenho e 1575. Em Sergipe, portuguesesprocedentes da Bahia iniciaram a produção a partir de 1590. Na Paraíba depois de fracassada a inciativa de 1579, por conta de ataques de piratas, a produção açucareira foi definitivamente implantada em1587. No Pará, os primeiros engenhos foram instalados pelos holandeses antes de 1600, mas algumas décadas depois, em 1622, o plantio na região voltou-se à produção de aguardente.
Com uma política...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cana de açucar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de acucar
  • A cana de Açúcar
  • Cana de açucar
  • Cana de Açucar
  • Cana de açucar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!