Campesinato

Páginas: 2 (325 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
1. A luta pela terra no Brasil é marcada por diversos aspectos que chamam a atenção. Entre os aspectos positivos, destaca-se a perseverança dos movimentos do campesinato e, entre os aspectosnegativos, a violência que manchou de sangue essa história. Nesse aspecto é correto afirmar que esta luta pela terra é responsável pelos movimentos atuais de reforma agrária?

Sim, haja vista aorganização formada pelos camponeses e mesmo por índios e escravos serem responsáveis pelos movimentos sociais atuais. A luta pela terra sempre foi uma constante e o Século XX pode ser considerado uma época deformação e consolidação do campesinato brasileiro enquanto classe social.




2. O movimento da Reforma Agrária no país tem influído de que maneira no processo de migração, haja vista pesquisasdemográficas darem conta de que há um crescimento absoluto da população rural?

Sim, tem influído bastante já que comprovadamente a população rural tem aumentado substancialmente, não apenas nasfronteiras mas também na morada do capitalismo brasileiro, o Estado de São Paulo. Novos assentamentos rurais formados através da Reforma Agrária tem sido povoado por migrantes de todos os cantos dopaís.


3. A longa marcha dos camponeses brasileiros, em sua luta pela terra, é relevante e formador de movimentos sociais poderosos como MST, Movimento dos Sem Terra. Nesse movimento social, qual éa participação do campesinato no capitalismo?

O movimento social rural mais organizado da atualidade, o MST, representa mais um passo na Longa Marcha dos camponeses brasileiros em sua luta pelaterra. Não se está diante de um processo de luta para não deixar a terra, mas diante de um processo de luta para entrar na terra. Terra que tem sido mantida improdutiva e apropriada privadamente paraservir de reserva de valor e/ou reserva patrimonial às classes dominantes. O entendimento de que há desigualdade na distribuição da renda e do patrimônio é que suscitam a luta por uma sociedade mais...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • reprodução do campesinato
  • O CAMPESINATO NA HISTÓRIA
  • conceitualizando o campesinato
  • CAMPESINATO 2
  • O campesinato caribenho em Sidney Mintz, A escravidão e a ascensão do campesinato
  • CAMPESINATO E POSSE DA TERRA
  • tipos de campesinato uma discussão preliminar
  • A diferença Interna do Campesinato

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!