CAMILA

Páginas: 8 (1990 palavras) Publicado: 22 de agosto de 2015
Universidade Estadual vale do Acaraú- UVA
Centro de Filosofia, Letras e Educação- CENFLE






A produção da pesquisa em educação no Brasil e suas
Implicações


Camila Maria Freire Melo





20 de Junho de 2015
Sobral- CE


Contexto Histórico
A Produção da Pesquisa em Educação no Brasil e suas Implicações
A pesquisa cientifica em educação no Brasil foi encontrada no século 20, e a criação foino final dos anos 30, com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas educacionais (Inep). A pesquisa veio a desenvolver com o crescimento do Inep nos centros Brasileiro de Pesquisas Educacionais e nos Centros Regionais do Rio Grande do Sul, São Paulo, Bahia e Minas Gerais.
A pesquisa experimental atuava no ensino superior e professores de cursos superiores e em algumas universidades. Odesenvolvimento acelerou com programas sistemáticos de pós-graduação. E se iniciou com o desenvolvimento psicológico das crianças e adolescentes na década de 50 que vivia uma grande expansão da escolarização nas romeiras séries do nível fundamental nas escolas públicas. Na década de 60 foram os estudos de natureza econômica com enfoque no planejamento dos custos de deficiência e das técnicas e tecnologias.Houve uma necessidade de expansão do ensino superior e trabalho em alguns cursos de mestrado e doutorado, na década de 70 o aumento de trabalho passou a usar métodos quantitativos e no final da década um referencial teórico mais crítico, ainda nesse período predominou o tecnicista . Na década de 80 houve os movimentos sociais com lutas sociais e políticas, a pesquisa educacional vai estar ligada aessa crítica nos mestrados e doutorados com base em teoria marxista. Esse período de final da década de 80 e início de 90 teve uma grande expansão necessária que contribuiu para as diversificações nos trabalhos.
Por fim da década de 90 fazem investigações  na alfabetização e linguagem, aprendizagem escolar, formação de professores, ensino e currículos, educação infantil, fundamental e média,educação de jovens e adultos, ensino superior, gestão escolar, avaliação educacional, história da educação, políticas educacionais, trabalho e educação. Esse movimento pode ser acompanhado tanto pelas Conferências Brasileiras de Educação dos anos 8, como pelo desenvolvimento da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Educação(ANPEd) , contaram mais de 20 grupos de trabalho que formularam aexpansão da pesquisa educacional. Hoje sua reunião tem aproximadamente dois mil pesquisadores e alunos de mestrado e doutorado.
1 Teoria e método
As perspectivas da pesquisa educacional nas décadas de 80, até meados dos anos 90 eram as críticas relativas a questões de teoria e método, não foram resolvidas essa dificuldade faz investigação em educação mostrasse adesões a sociologismos oueconomicismos de diferentes inspirações, de um lado, ou a psicologismos ou psicopedagogismos de outro, especialmente as chamadas teorias sócio-construtivistas. A captação da estrutura desse fenômeno bem como de sua dinâmica, não enquanto idéias que delas fazemos, mas sua captação em sua concretude histórico-social, como parece ser a exigência que se coloca para a pesquisa educacional, traz o desafio dométodo, desafio que até hoje está colocado nessa área investigativa.
2 Dominâncias, pesquisa e ação
A pesquisa em educação se produziu em modismo periódico, se associam a determinadas condições histórico-conjunturais, outra tendência que parece clara em muitos dos trabalhos é a de um pragmatismo imediatista, quanto à escolha dos problemas de pesquisa, com a preocupação quanto à aplicabilidade direta eimediata das conclusões, que em geral se completavam nos trabalhos por "recomendações". Reconhecendo a necessária origem social dos temas e problemas na pesquisa em educação e a necessidade de trabalhos que estejam vinculados mais especificamente a questões que no imediato são carentes de análise e proposições, existe uma cautela quanto a esta tendência deveria ser tomada porque este tipo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camila
  • camila
  • camila
  • CAMILA
  • Camila
  • camila
  • Camila
  • Camila

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!