Camadas da pele

Páginas: 5 (1015 palavras) Publicado: 23 de setembro de 2014
SISTEMA TEGUMENTAR
No organismo existem basicamente dois tipos de pele: a pele glabra, lisa e sem pelos e com espessa camada queratínica (palma das mãos e solas dos pés), e a pele pilificada, mais fina, apresentando sulcos e pregas característicos (resto do organismo).

A epiderme não apresenta rede vascular, sendo nutrida pela permeação dos nutrientes oriundos da derme por capilaridade. (E oque é capilaridade?)
A palavra capilar, significa tubo estreito. A palavra capilar vem do latim capillaris, que significa "do cabelo", visto que capillus é cabelo e que caput é cabeça
Capilaridade ou ação capilar é a propriedade física que os fluidos têm de subirem ou descerem em tubos extremamente finos.
CAMADAS DA EPIDERME
A epiderme, formada por tecido epitelial estratificado córneo temuma estrutura diversificada que é constituída principalmente por células como queratinócitos (responsáveis pela produção da proteína queratina), melanócitos (responsáveis pela pigmentação da pele), anexos cutâneos (pêlos, unhas, glândulas) que passam por ela apresentando, ainda cinco camadas como:
Estrato Córneo: é formada por diversas células mortas que constituem uma capa de queratina e que serenova continuamente. Esta camada é responsável pelo aumento da espessura da pele, principalmente na palma da mão e sola dos pés. É a camada da pele que protege o organismo contra agressões físicas, químicas e biológicas do meio ambiente. É formada principalmente por queratina, que é uma proteína que fornece elasticidade e proteção a pele (A queratina dura é encontrada nos pêlos e unhas).Estrato Lúcido: células anucleadas, achatadas e ricas em queratina, encontradas sob o estrato córneo. Normalmente está camada só é encontrada na palma da mão e sola dos pés, por ser uma pele mais grossa e é ela que forma nossas impressões digitais e pegadas.

Estrato Granuloso: é composto por células achatadas que se assemelham a grânulos e são cheias de queratina. A produção de queratina e lipídiosocorre aqui e a medida que essas células se tornam queratinizadas, se movem para a superfície e substituem as células soltas pelo estrato córneo.

Camada Espinhosa: essa camada fica sobre a camada basal. Suas células se assemelham a espinhas cheias de picos e se tornam desmossomas (estruturas que ajudam a fortalecer e manter as células juntas). Aqui também são encontradas as células imunes,que protegem o corpo contra infecções e as células de Malpighi (responsáveis pela produção de queratina).

Estrato Germinativo ou Camada Basal: é a camada viva da epiderme, onde estão as células jovens com intensa capacidade de reprodução ou mitose (divisão celular). Quando as células se dividem, elas migram até a superfície e se tornam fortes e protetoras e é aqui que elas produzem lipídios queas mantém juntas. Também contém as células melanócitos, que produzem a melanina e se encontra nessa camada as células de Merkel (que são celulas sensoriais, receptoras do toque por exemplo).
DERME
É a camada intermediária entre a epiderme e a hipoderme sendo constituída por substância fundamental, fibras, vasos e nervos e, ainda, folículos pilossebáceos e glândulas sudoríparas. Ela é quase 25vezes mais grossa e funciona dando suporte e nutrição a epiderme. Constituída de tecido conjuntivo composto por proteína de colágeno e fibras elásticas, contém vasos linfáticos e sanguíneos. Apresenta duas camadas diferentes que são:
Camada papilar: camada que conecta a derme à epiderme, os receptores do toque, vasos sanguíneos e capilares estão localizados aqui. Contém redes vasculares que têmduas funções importantes. Primeiro ser utilizada para fornecer à epiderme avascular os nutrientes vitais e segundo fornecer uma rede para termorregulação. É a região onde estão presentes as células e as fibras colágenas;
Camada reticular: é intermediária entre a camada papilar e a hipoderme apresentando feixes de fibras colágenas mais espessos. Ela fornece oxigênio e nutrientes para a pele. O...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camadas da Pele
  • camadas da pele
  • camadas da pele
  • Camadas da Pele e sua Importância
  • camadas da pele e sua importancia para estetica
  • Pele
  • Camada
  • Pele

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!