camadas da pele e sua importancia para estetica

Páginas: 6 (1499 palavras) Publicado: 28 de maio de 2014
FACULDADE DE DESENVOLVIMENTO DO RIO GRANDE DO SUL
CURSO DE ESTÉTICA E COSMÉTICA
SISTEMA TEGUMENTAR
PROFESSORA RENATA ZARPELÃO















CAMADAS DA PELE E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ESTÉTICA E COSMÉTICA












TENISE SANTOS OLTRAMARI

43 LA









Abril de 2014
Porto Alegre- RS
SUMÁRIO


1.INTRODUÇÃO........................................................................................ 3
2. DESENVOLVIMENTO............................................................................ 4
3. CONCLUSÃO........................................................................................ 10
4. BIBLIOGRAFIA.................................................................................... 111. INTRODUÇÃO

A pele proporciona ao corpo um revestimento protetor, que contém terminações nervosas sensitivas e participa da regulação da temperatura corporal. Apresenta três camadas firmemente aderidas umas às outras: a epiderme, a derme e a hipoderme ou camada subcutânea, que corresponde à fáscia superficial da anatomia macroscópica. No adulto, a área total de pelecorresponde a aproximadamente 2 m², apresentando espessura variável conforme a região. Por ser o maior órgão do organismo e o responsável pela sua proteção, a pele requer muitos cuidados.
























2. DESENVOLVIMENTO


EPIDERME

A epiderme, camada mais externa da pele, é constituída por células epiteliais (queratinócitos). Estas células são produzidas na camadamais inferior da epiderme (camada basal) e em sua evolução em direção à superfície sofrem processo de queratinização, que dá origem à camada córnea, composta basicamente de queratina, uma proteína responsável pela impermeabilização da pele. A renovação celular constante da epiderme faz com que as células da camada córnea sejam gradativamente eliminadas e substituídas por outras.
Além dosqueratinócitos encontram-se também na epiderme: os melanócitos, que produzem o pigmento que dá cor à pele (melanina) e células de defesa imunológica (células de Langerhans).

A epiderme dá origem aos anexos cutâneos: unhas, pêlos, glândulas sudoríparas e glândulas sebáceas. A abertura dos folículos pilos sebáceos (pêlo + glândula sebácea) e das glândulas sudoríparas na pele formam os orifícios conhecidoscomo poros.

As unhas são formadas por células corneificadas (queratina) que formam lâminas de consistência endurecida. Esta consistência dura confere proteção à extremidade dos dedos das mãos e dos pés.

Os pêlos existem por quase toda a superfície cutânea, exceto nas palmas das mãos e plantas dos pés. Podem ser minúsculos e finos ou grossos e fortes. No couro cabeludo, os cabelos são cercade 100 a 150 mil fios e seguem um ciclo de renovação no qual aproximadamente 70 a 100 fios caem por dia e, mais tarde, dão origem a novos pêlos. Este ciclo de renovação apresenta 3 fases: fase de crescimento - dura cerca de 2 a 5 anos;  fase de interrupção do crescimento - dura cerca de 3 semanas e; fase de queda - dura cerca de 3 a 4 meses.

As glândulas sudoríparas produzem o suor e têm grandeimportância na regulação da temperatura corporal. São de dois tipos: as écrinas, que são mais numerosas, existindo por todo o corpo e produzem o suor eliminando-o diretamente na pele; e as apócrinas, existentes principalmente nas axilas, regiões genitais e ao redor dos mamilos. São as responsáveis pelo odor característico do suor, quando a sua secreção sofre decomposição por bactérias.As glândulas sebáceas produzem a oleosidade ou o sebo da pele. Mais numerosas e maiores na face, couro cabeludo e porção superior do tronco, não existem nas palmas das mãos e plantas dos pés. Estas glândulas eliminam sua secreção no folículo pilo- sebáceo.





















DERME

A derme, camada localizada entre a epiderme e a hipoderme, é responsável pela resistência e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Camadas da Pele e sua Importância
  • Camadas da pele
  • Camadas da Pele
  • camadas da pele
  • camadas da pele
  • Estética na Pele negra
  • Doenças de Pele em um Centro de Estética
  • Camada de Ozônio, oque é e importância!

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!