Calorimetria

Páginas: 4 (794 palavras) Publicado: 9 de abril de 2014

Definição de calor sensível: Calor sensível é aquele que provoca uma variação de temperatura dos corpos , determina a quantidade de calor que uma unidade de massa precisa perder ou ganhar paraque aconteça uma redução ou elevação de uma unidade de temperatura sem, alterar sua estrutura. Assim, se o corpo é sólido, continua sólido, se é líquido continua líquido e, se é gasoso, continuagasoso. O calor sensível é medido em cal/g.Cº. Essa medição irá nos informar a quantidade de calor (cal) que uma quantidade de massa (g) leva para aumentar ou diminuir sua temperatura (ºC). 
Calor latente:Essa é a grandeza física que informa a quantidade de energia térmica (calor) que uma unidade de massa de uma substância deve perder ou receber para que ela mude de estado físico, ou seja, passe dosólido para o líquido, do líquido para o gasoso e assim por diante. 
Determinado pela letra L, o calor latente de uma substância é calculado através da razão entre a quantidade de calor (Q) que asubstância deve receber ou ceder e a massa (m) da mesma, ou seja, matematicamente temos: L = Q/m 
O calor latente pode ser positivo ou negativo. Quando positivo indica que o material está recebendo calor equando negativo, indica que está perdendo calor. No Sistema Internacional de Unidades (SI), a unidade de calor latente é o joule por quilograma (J/Kg), mas na prática utiliza-se muito a caloria porgrama (cal/g).
Curva de aquecimento: são curvas que mostram a variação da temperatura em função do tempo. As transformações de fase da matéria são analisadas em função da primeira derivada dessa curva.Igualdade das trocas de calor: Quando dois ou mais corpos com temperaturas diferentes são colocados próximos um do outro ou em contato, eles trocam calor entre si até atingir o equilíbrio térmico.Se osistema não trocar energia com o ambiente, isto é, se for termicamente isolado.

3 EXEMPLOS DE APLICAÇÃO:
CALOR SENSÍVEL:
EXPLICAÇÃO: Quando um objeto é aquecido, a sua temperatura aumenta...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calorimetria
  • CALORIMETRIA
  • Calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria
  • calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!