calorimetria

Páginas: 5 (1012 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013





VANESSA DE SOUZA DIAS
ELIAS LUCIANO ELER







Prática nº 5 (18/09/13)
CALORIMETRIA




Disciplina: Química experimental
Professor: Adriana Canal das Virgens




VILA VELHA
18/09/2013


VANESSA DE SOUZA DIAS
ELIAS LUCIANO ELER






CALORIMETRIA




Relatório do Curso de graduação em Engenharia de Produção apresentado a Universidade Vila Velha– UVV, como parte das exigências da Disciplina de Química Experimental sob orientação da Professora Adriana Canal das Virgens.




VILA VELHA
18/09/2013

1 – INTRODUÇÃO
A calorimetria é a parte da física que estuda os fenômenos decorrentes da transferência dessa forma de energia chamada calor. Na natureza encontramos a energia em diversas formas. Uma delas, queé muito importante, é o calor.
Os objetos na natureza, assim como nós, são feitos de pequenas partículas que conhecemos como moléculas. Com elas ocorre algo invisível. Elas estão em constante estado de agitação, no caso dos sólidos, ou de movimentação, como ocorre em líquidos ou gases. Essa situação não é constante, elas podem estar mais ou menos agitadas, dependendo do estado energético em queelas se encontram. O que se observa é que quanto mais quente está o corpo, maior é a agitação molecular e o inverso também é verdadeiro, ou seja, a temperatura é uma grandeza física que está associada de alguma forma ao estado de movimentação ou agitação das moléculas.
Um processo químico pode absorver ou libertar energia, e muitas vezes essa energia está na forma de calor. Os cientistas, muitasvezes, precisam descobrir quanto calor é absorvido ou liberado quando esse processo ocorre. Esta medição é conhecida como calorimetria. A calorimetria determina quanto calor é absorvido ou liberado, de modo que nota a temperatura antes e após o processo. Ao determinar a diferença de temperatura, pode-se calcular quanta energia foi absorvida ou liberada no ambiente.

2 – OBJETIVO
Determinar ocalor da dissolução.


3 – PARTE EXPERIMENTAL
3.1 – MATERIAIS E REAGENTES

Proveta
Copo de becker
Termômetro
Vidro de relógio
Bastão de vidro
Água deionizada

Hidróxido de sódio
Nitrato de amônio
Cloreto de sódio
Balança semi-analitica



3.2 – PROCEDIMENTO
3.2.1 – Determinar o calor de dissolução

A) Calor de dissolução do hidróxido de sódio.

Pegou-se uma proveta,adicionou-se 50 ml de água deionizada, em seguida transferiu-se para um becker de 150 ml, com o auxilio de um termômetro determinou-se a temperatura da água. Pesou-se rapidamente 2,0 g de hidróxido de sódio, com o auxilio de um bastão de vidro adicionou-se o hidróxido de sódio na água contida no becker. Agitou-se a solução com um bastão de vidro para determinar a temperatura final.




B) Calor dedissolução do cloreto de amônio
Pegou-se uma proveta, adicionou-se 50 ml de água deionizada, em seguida transferiu-se para um becker de 150 ml, com o auxilio de um termômetro determinou-se a temperatura da água. Pesou-se 10,0 g de cloreto de amônio, com o auxilio de um bastão de vidro adicionou-se o hidróxido de sódio na água contida no becker. Agitou-se a solução com um bastão de vidro paradeterminar a temperatura final.

C) Calor de dissolução + calor de neutralização – Leis de Hess

Pegou-se uma proveta, adicionou-se 50 ml de cloreto de sódio 1,0 mol/L, em seguida transferiu-se para um becker de 150 ml, com o auxilio de um termômetro determinou-se a temperatura do ácido. Pesou-se 2,0 g de hidróxido de sódio, com o auxilio de um bastão de vidro adicionou-se o hidróxido de sódiono acido contido no becker. Agitou-se a solução com um bastão de vidro para determinar a temperatura final. Logo após lavou-se bem o becker , adicionou-se 50 ml da solução de HCl 1,0 mol/L. determinou- se a temperatura inicial. Mediu-se em uma proveta 50 ml da solução NaOH 1,0 mol/L o qual acrescentou-se ao ácido do becker. Agitou-se com o auxilio de um bastão de vidro e determinou-se a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Calorimetria
  • CALORIMETRIA
  • Calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria
  • calorimetria
  • Calorimetria
  • calorimetria

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!