CALORIMETRIA E TRANSMISS O DE CALOR

587 palavras 3 páginas
CALORIMETRIA
Calor sensível (mudança de temperatura).

Calor latente (mudança de fase).

Capacidade térmica

Potência térmica ou Fluxo de calor

Princípio da conservação nas trocas de calor­­

Lei de Fourier

1. Condução térmica  É a propagação de calor em que a energia térmica passa de partícula para partícula, sem transporte de matéria. Ocorre principalmente nos metais (condutores térmicos). Ocorre predominantemente nos sólidos. São exemplos de isolantes térmicos: água, gelo, ar, lã, isopor, vidro, borracha, madeira, serragem, etc.
Aplicações de isolantes térmicos: Exemplo 1: Os iglus, embora feitos de gelo, impedem a condução de calor para o meio externo. Elevando, assim sua temperatura interna. Exemplo 2: As roupas de frio são um exemplo de isolante térmico; o ar que fica retido entre suas fibras dificulta a condução de calor. Os pêlos dos animais e a serragem também são bons isolantes térmicos porque retêm ar.
2. Convecção térmica  É a propagação de calor com transporte de matéria. Ocorre somente nos líquidos e gases. Exemplo 1: Água no fogo. A água quente na parte inferior, menos densa, sobe, enquanto a água fria na parte superior, mais densa, desce. Esse movimento de água quente e água fria, chamado de corrente de convecção, faz com que a água se aqueça como um todo. Exemplo 2: Ar condicionado. Para facilitar o resfriamento de uma sala, o condicionador de ar deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio lançado, mais denso, desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de convecção). Exemplo 3: Geladeira. Para facilitar o resfriamento da geladeira, o congelador deve ser colocado na parte superior da mesma. Assim, o ar frio próximo ao congelador, mais denso, desce, enquanto o ar quente na parte inferior, menos denso, sobe (corrente de convecção). Exemplo 4 : Brisa litorânea: De dia, o ar junto à areia se aquece e, por ser menos denso, sobe e é substituído pelo ar frio que estava

Relacionados