Calda bordalesa

Páginas: 3 (501 palavras) Publicado: 27 de agosto de 2012
COLÉGIO AGRÍCOLA ESTADUAL DANIEL DE OLIVEIRA PAIVA.

CALDA BORDALESA

A calda bordalesa é uma mistura de fitoprotetores e preparada à base de cal virgem e sulfato de cobre.
Foi usada pelaprimeira vez por volta de 1882 na França,para controlar uma doença da videira. Os agricultores da região de Bordeaux pulverizavam as suas parreiras com água de cal para controlar as doenças de suas plantase constataram que o controle era mais eficiente quando a água de cal era preparada em vasilhas de cobre. A preparação foi descrita pela primeira vez em 1885, por Millardet em colaboração com Gayon,professor de química em Bordeaux.
Tem diversos tipos de ação, servindo como:Fungicida e bactericida: aplicada de forma preventiva contra algumas doenças nas culturas da batata, tomate,cebola, alho,moranguinho e outras hortaliças.Repelente: contra alguns insetos como burrinho dabatata, pulga do fumo, cigarrinhas.Tratamento de inverno em macieira, pessegueiro,videira.
Fórmula
200 g de sulfato decobre200 g de cal virgem20 litros de água
Para seu preparo, utilizar vasilhame de plástico ou de cimento amianto ou madeira. Colocar o sulfato de cobre enrolado em pano, em forma de saquinho.Dissolver na véspera em 5 litros de água. Em outro vasilhame, misturar cal virgem em 15 litros de água. Após, isso, misturar ambos, mexendo sempre.Para medir a acidez, pegue uma faca de aço (não inox) emergulhe a parte da lâmina durante 3 minutos nessa mistura. Não escurecendo, a calda estará pronta. Caso contrário, adicione mais cal virgem.Quando pronta, tem validade para três dias, devendo para issocolocar uma colher de açúcar antes de pulverizar.Aplicar no início da doença, podendo ser misturada com extrato de fumo, confrei ou calda de cinza. No verão, em plantas novas, deve ser usada a metade daquantidade de sulfato de cobre e de cal virgem para o mesmo volume de água, ou seja, em concentração 50% menor.Nunca pulverize a calda com sol quente, nem em temperatura muito baixa, pois perde a...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • calda bordalesa
  • calda bordalesa
  • Caldas
  • Caldas
  • A Calda Longa
  • frutas em calda
  • Caldas Novas
  • caldas naturais

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!