Caibroidrato

2084 palavras 9 páginas
O que e carboidrato? São energias armazenadas que constituem a fonte mais importante de energia alimentar disponível no mundo e as matérias primas principais são cereais (arroz, trigo, milho,cevada,centeio,aveia,painço e sorgo).
Os alimentos que contem carboidrato são responsáveis por cerca de 40 a 80 % da energia total ingerida com os alimentos, dependendo dos fatores culturais e socioeconômicos. Composto por carbono, hidrogênio, oxigênio. Os carboidratos são fontes de energia para maior parte dos esportes competitivos, o fornecimento inadequado de CHO para o organismo prejudica o desempenho. Para crianças e adolescentes envolvidas em competições e importante garantir que seus estoques energéticos estejam adequados. Não se recomenda crianças utilizem super compensação de CHO, que envolve uma fase de exaustão das reservas de glicogênio e dieta isenta de CHO (substituída por uma dieta rica em PTN e LIP, seguida de uma fase de alta ingestão de nutriente, devido aos efeitos colaterais como fadiga e irritabilidade). Sugere-se que 3- 4 dias anteriores a competição seja dada especial atenção a ingestão de alimentos ricos em CHO. No dia da competição,o atleta deve ser orientado a ingerir alimentos ricos em CHO e baixo teor de gordura. Devem ser escolhidos alimentos de fácil digestão, pouco fibroso.
Alimentos desconhecidos como, por exemplo, regionais não devem esta selecionados nessa ocasião. A ultima refeição deve acontecer 3-4 horas antes do evento, para garantir o esvaziamento gástrico. Os alimentos selecionados devem ser de fácil digestão ,ricos em CHO tanto de alto como baixo índice glicêmico. Ate 2 horas antes da competição um lanche rico em CHO de baixo índice glicêmico pode ser ingerido. E fundamental manter a hidratação durante o evento, alimentos ou bebidas ricas em CHO podem ser ingeridas durante a atividade de longa duração. A temperatura e sabor das bebidas contribuem para uma maior ingestão.
O consumo de CHO deve ser 50%

Relacionados