Http: //www2.uol.com.br/vyaestelar/familia co dependente.htm

1639 palavras 7 páginas
O presente trabalho tem por finalidade resgatar os aspectos históricos da construção das Políticas Sociais no Brasil, despertando a compreensão dos alunos quanto aos processos determinantes que incidem na atual formatação das Políticas.

As políticas são alternativas governamentais, compostas por planos, projetos e programas de intervenção para cada área e/ou campo, como educação, saúde, assistência, lazer etc. As políticas sociais se referem a ações implementadas pelo estado com enfoque na proteção social visando á diminuição das desigualdades recorrentes do capitalismo.

Refletir sobre as políticas públicas, em particular àquelas denominadas de políticas sociais em uma sociedade capitalista, remete a necessidade de termos que compreender que essas políticas apresentam em sua constituição uma complexidade histórica, já que surgem em uma íntima relação com as características históricas de cada realidade social em que emergem.

2 – DESENVOLVIMENTO

O surgimento no Brasil, da década de 1940, época do Estado Novo de Getúlio Vargas e da implementação das leis trabalhistas. Foi acontecendo de forma gradual e diferenciada entre os diversos países; tendo sua origem no capitalismo,destina – se prioritariamente, á classe trabalhadora, na luta pelos seus direitos.Encontra – se legislada e controlada pelo estado e se mantém subordinada á política econômica.

Segundo Faleiros (1980,p.57),

[...] esses domínios de intervenção são denominados sociais por questões históricas e ideológicas. O fato de apresentar como social uma medida política governantal,faz com que pareça boa a população.Assim, quando o governo fala de prioridades sociais, prioridades humanas,aparece como dessa medidas á estruturar ecomômica e a acumulação de capital. defensor das camadas pobres, ao mesmo tempo em que se oculta e escamoteia a vinculação.

Foi também um período em que o país começou a estabelecer a sua indústria de base e a constituir-se capitalista. A

Relacionados