Cadeia de suprimentos

Páginas: 3 (654 palavras) Publicado: 22 de janeiro de 2015
FACULDADE SENAC PERNAMBUCO




LOGÍSTICA E CADEIA DE SUPRIMENTOS:




A gestão de fluxos de materiais








É comum a confusão dos termos de logística e cadeia de suprimentos,para entender melhor Pires (p. 41, 2010) define o que é logística:

Logística é a parte dos processos da cadeia de suprimento que planeja, implementa e controla o efetivo fluxo e estocagem debens, serviços e informações correlatas desde o ponto de origem até o ponto de consumo, com o objetivo de atender as necessidades dos clientes.

Já Cadeia de Suprimento abrange um conjunto maior deprocessos e funções que a logística e pode ser definido de acordo com Novaes (2007, p. 38), como:

O longo caminho que se estende desde as fontes de matéria-prima, passando pelas fábricas doscomponentes, pela manufatura do produto, pelos distribuidores e chegando finalmente ao consumidor através do varejista constitui a cadeia de suprimentos.

A Cadeia de Suprimentos foi criada para alinharo transporte, o armazenamento e as linhas de produção, fazendo com que todas as etapas aconteçam de maneira harmoniosa. Uma etapa importante desse processo é o Fluxo de Materiais, que consiste nasequência desde a aquisição de matéria prima, passa pela transformação na fábrica, utilizando-se do transporte entre as etapas da cadeia produtiva, toda atividade de recebimento, expedição earmazenamento, até a entrega do produto ao cliente. Abaixo segue uma ilustração do processo citado.


Fonte: Autores da Pesquisa, 2014

Fluxo de material é definido como “a parte da cadeia de abastecimentoque planeja, implementa e controla o fluxo eficiente e armazenamento de bens, serviços e informações relacionadas desde o ponto de origem para ponto de consumo, a fim de atender às exigências dosclientes.

Na Cadeia de Suprimentos existem dois sentidos do fluxo de materiais, o sentido do cliente final (Fluxo Principal) que começa na aquisição da matéria prima, passa por todo processo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeias de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • cadeia de suprimentos
  • Cadeia de suprimentos
  • Cadeia de Suprimentos
  • cadeia de suprimento

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!