Cadeia alimentar

Páginas: 3 (580 palavras) Publicado: 20 de setembro de 2013
Os seres vivos de uma comunidade são ligados através de sua alimentação. Um coelho alimenta-se de plantas e uma raposa come coelhos. Esses elos são fazem parte da cadeia alimentar.

Animais eplantas tiram energia de sua alimentação. As plantas usam a energia do Sol para sintetizar seu próprio alimento - são os produtores, ou a origem. Os animais não podem fazer sua própria comida, por isso têmde comer plantas ou outros animais - são os consumidores. Como os animais comem mais do que um tipo de alimento, fazem parte de várias cadeias alimentares. Diversas cadeias podem ser unidas em umateia alimentar.


Componentes da cadeia alimentar

Dentro de uma cadeia alimentar existem os elos ou níveis tróficos (alimento). Todas elas apresentam o primeiro nível trófico formado pelosautótrofos, que são as plantas ou as algas. Esses organismos são denominados produtores, pois convertem a energia solar em energia química, por meio da fotossíntese. De um modo geral, os produtores dascadeias terrestres são as plantas e das cadeias aquáticas, as algas, responsáveis pela formação do fitoplâncton.

Os elos seguintes da cadeia alimentar são formados pelos consumidores, organismosheterótrofos, que pelo fato de não realizarem a fotossíntese, devem obter o alimento já pronto. Entre eles existe uma sequência: os consumidores primários, ou de primeira ordem, aqueles que comem osprodutores; os secundários, ou de segunda ordem, os que se alimentam dos consumidores primários, os terciários, etc.

Uma cadeia alimentar pode ser formada por muitos elos de consumidores, dependendo davariedade de espécies que habitam o mesmo ecossistema. No entanto, raramente há mais do que cinco níveis tróficos numa mesma cadeia alimentar, pois os últimos elos recebem parcelas cada vez menores deenergia.

Os herbívoros são considerados consumidores primários, pois sempre formam o segundo nível trófico. Já os carnívoros, sempre ocupam os níveis superiores, ou seja, dos consumidores...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Cadeia Alimentar
  • cadeia alimentar
  • Cadeia Alimentar
  • cadeia alimentar
  • CADEIA ALIMENTAR
  • cadeia alimentar
  • Cadeia Alimentar
  • Cadeia Alimentar

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!