CAD VOL1 CAP3 1

5691 palavras 23 páginas
MINISTÉRIO DA SAÚDE
SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO BÁSICA
COORDENAÇÃO-GERAL DE ATENÇÃO DOMICILIAR

Caderno de Atenção
Domiciliar
Volume 1

BRASÍLIA – DF
2012

CAPÍTULO 3

GESTÃO DO SERVIÇO DE ATENÇÃO DOMICILIAR - SAD
É essencial perceber que a organização de serviços de saúde na perspectiva das
RAS, incluindo a atenção domiciliar como um componente estratégico, não é um processo que se dá de forma espontânea, e sim de forma gradual e com a implementação de dispositivos que ajudem a operacionalizar esta forma de organização. A decisão técnico-política de implantar a AD e a clareza do arranjo que se quer montar a partir de princípios e diretrizes norteadores das ações provocam a capacidade de diálogo entre o conjunto de serviços e trabalhadores que compõe a rede, garantindo a qualificação da assistência prestada e o trabalho de forma integrada entre os serviços, segundo as necessidades do usuário.
Para além dos desafios de sua implantação, vale destacar uma característica que agrega complexidade à tarefa de coordenar um SAD: o cuidado realizado pelas equipes de AD acontece na casa das pessoas, inexistindo, neste caso, um estabelecimento de saúde no qual é realizado. Assim, o coordenador lida com diferentes variáveis, que vão desde as diferentes formas como cada equipe (e cada trabalhador) entende e produz seu processo de trabalho, até o deslocamento das equipes (relacionado com a situação do trânsito, agendamento de visitas nas diversas localidades, seleção de materiais necessários, entre outros) e às diferentes culturas, dinâmicas familiares e tipos de moradias. Em síntese: coordenar um SAD implica lidar com especificidades bastante diferentes de coordenar qualquer outro serviço de saúde.
O papel do coordenador é, desde o inicio, estratégico neste gradativo processo de implantação do serviço. Isto inclui desde questões mais “duras” de organização e gerenciamento de forma geral, passando pela comunicação do SAD com os outros pontos de atenção

Relacionados