CAATINGA

Páginas: 7 (1545 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2013
UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE-UFCG
UNIDADE ACADÊMICA DE CIÊNCIAS SOCIAIS
CENTRO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES
ALUNA: GLEYDILENE FERREIRA DUARTE
DISCIPLINA: PRÁTICA DE ENSINO EM GEOGRAFIA FÍSICA

TEMA: BIOMA CAATINGA NO SERTÃO NORDESTINO

O presente trabalho refere-se à análise da paisagem em anexo; focaliza o estudo da relação entre clima e vegetação no contexto do bioma caatinga;tendo por objetivo aprofundar o conhecimento acadêmico sobre a temática relacionada à cobertura vegetal, clima e o solo, destacando os processos que interagem e influenciam na relação dos mesmos.
É importante salientar que esse trabalho tem o objetivo de abordar a relação entre clima e vegetação da caatinga no sertão nordestino. Levando em consideração a imagem em análise será feito umacaracterização da mesma partindo da identificação dos elementos visíveis e invisíveis nela inseridos. Entretanto para compreender o estudo dessa relação é necessário reconhecer a extrema complexidade e diversidade do bioma, que refletem diretamente do clima semiárido, temperaturas elevadas na maior parte do ano, solos pedregosos e precipitações pluviométricas muito irregulares.
De acordo com a estação doano, a caatinga exibe duas paisagens bem distintas: um aspecto verde e exuberante no curso do período de chuvas, e outro acinzentado, com plantas sem folhas e aparentemente mortas, na época seca, como é visualizado na imagem em anexo.
“O termo caatinga é de origem indígena que significa vegetação aberta, clara ou branca, cuja aparência típica, acinzentada, se verifica no período seco que varianormalmente de 6 a 8 meses.”(Filho, 1993.p.1-2).
Dentre os agrupamentos florísticos ou associações vegetais do nordeste seco, a caatinga é aquele que ocupa ou domina maior área.
O domínio do bioma caatinga abrange cerca de 900 mil Km², correspondendo aproximadamente a 54% da região Nordeste e 11% do território brasileiro. Está compreendido entre os paralelos de 2º 54’ S a 17º 21’ S e envolvemáreas dos Estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe, o sudoeste do Piauí, partes do interior da Bahia e do norte de Minas Gerais. (ANDRADE, et al., 2005. p. 1).

As plantas da caatinga são xerófilas, ou seja, adaptadas ao clima seco e a pouca quantidade de água. Algumas armazenam água, outras possuem raízes superficiais para captar o máximo de água da chuva. E háas que contam com recursos pra diminuir a transpiração, como espinhos e poucas folhas.
Entre as espécies mais comuns estão à amburana, o umbuzeiro, o juazeiro e as cactáceas como o mandacaru e o xique-xique. Algumas dessas plantas podem produzir cera, fibra, óleo vegetal e, principalmente, frutas.“A vegetação é formada por três estratos: o arbóreo, com árvores de 8 a 12 metros de altura; oarbustivo, com vegetação de 2 a 5 metros; e o herbáceo, abaixo de 2 metros” (Pillar, 1995, p.10).
Duque (1983) acrescenta que além dos espinhos, engrossamento da cutícula, cobertura de cera, redução da superfície folhear, etc.; as plantas adaptadas à terra escaldante, atravessam as secas anuais e os verões sem chuva, mediante reservas alimentícias armazenadas nas raízes tuberculadas, nas batatas exilopódios.
O semiárido é o ambiente de domínio das caatingas onde as precipitações pluviométricas são muito irregulares com médias anuais variando na faixa de 400 a 800 mm. Já as temperaturas são relativamente estáveis com média anual na faixa de 24 a 26º C, podendo ser atenuadas nas áreas mais elevadas para uma média ao redor de 22º C. (JACOMINE, 1996; SILVA et al., 1993; BRASIL, 1972; BRASIL,1973, p. 18).
O clima, considerado em diferentes escalas, é o fator mais importante de variação da vegetação. O clima é influenciado em grande medida pelo balanço da radiação solar. O aquecimento e resfriamento do ar são determinados pelo balanço de radiação da superfície do solo e vegetação. Essa estreita relação entre clima e vegetação evidencia-se pela coincidência entre zonas climáticas e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • CAATINGA
  • Caatinga
  • Caatinga
  • Caatinga
  • caatinga
  • Caatinga
  • Caatinga
  • caatinga

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!