caatinga brasielira

1156 palavras 5 páginas
Colegio Santa Rita

Geografia
CAATINGA

2º ano do ensino médio

Prof: Gislaynne

Equipe: ESTER SIMÃO, LUANA LAUREANO, EUCLIDES RAFAEL, CRISTIANNY E VICTOR GONÇALVES.

Areia, 15 de maio de 2012.

CARACTERISTICAS
A caatinga, palavra originária do tupi-guarani, que significa “mata branca”, é o único ecossistema ambiental exclusivamente brasileiro. Possui extensão territorial de 734.478 de quilômetros quadrados, correspondendo a cerca de 10% do território nacional, está presente nos estados do Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Sergipe, Alagoas, Bahia, Piauí e norte de Minas Gerais.
As temperaturas médias anuais são elevadas, oscilam entre 25° C e 29° C. O clima é semiárido; e o solo, raso e pedregoso, é composto por vários tipos diferentes de rochas.
É o mais fragilizado dos biomas brasileiros. O uso insustentável de seus solos e recursos naturais ao longo de centenas de anos de ocupação, associado à imagem de local pobre e seco, fazem com que a caatinga esteja bastante degradada. Entretanto, pesquisas recentes vem revelando a riqueza particular do bioma em termos de biodiversidade e fenômenos característicos.
REGIÕES DA CAATINGA
Complexo do Campo Maior: localizado quase integralmente no Piauí e sudoeste do Maranhão. Consiste nas regiões que sofrem inundações periódicas nas planícies sedimentares.
Complexo do Ibiapaba-Araripe, composto pelas Chapadas da Ibiapaba e do Araripe.
Depressão Sertaneja Setentrional, desde a fronteira norte de Pernambuco, estende-se pela maior parte dos Estados da Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará e prolonga-se até uma pequena faixa ao norte do Piauí. A principal característica desta ecorregião são as chuvas irregulares ao longo do ano. É a área mais seca da caatinga.
Planalto da Borborema: abrange partes do Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco e Alagoas. O relevo movimentado e altitudes superiores delimitam a região.
Depressão Sertaneja Meridional: corresponde à maior parte do bioma.

Relacionados

  • população jovem
    2404 palavras | 10 páginas
  • Umbuzeiro
    16477 palavras | 66 páginas
  • Clima Tropical
    6136 palavras | 25 páginas