Business Inteligence

Páginas: 26 (6304 palavras) Publicado: 20 de agosto de 2013
BUSINESS INTELLIGENCE: AUXILIANDO A TOMADA DE DECISÃO NO AMBITO ORGANIZACIONAL.

Catarina Simões Monteiro de Almeida
Maria Gabriela Miranda de Lima
Mariana Salgueiro Bezerra de Moraes

RESUMO.
A escolha de um direcionamento empresarial está, ao percurso da tecnologia, cada vez mais árduo. A inserção das empresas no mundo globalizado causou um cenário onde são necessários estudosminuciosos dos relatos ocorridos interna e externamente à organização. O detalhamento de tais estudos acontece devido à existência de inteligentes sistemas, onde está introduzido o Business Intelligence, objeto de estudo no presente artigo. Aqui será conceituado e descrito o B.I, como e porque ocorreu seu surgimento, como é estruturado e como as empresas o utilizam.
Palavras chaves: Business Inteligence.Tomada de decisão. Sistemas transacionais. Sistema de Apoio a Decisão.

1. INTRODUÇÃO.
Com a evolução tecnológica ocorreram mudanças bastante significativas, e inerentes a tais mudanças encontra-se a necessidade de se obter informações, as quais manterão a organização modernizada e permitirá uma equiparação em relação à outras empresas.
Ao surgirem, ao longo dos anos, as tecnologias maisavançadas, as quais sempre estão se atualizando, as organizações foram se tornando cada vez mais globalizadas, necessitando assim, de forma crescente, de um acervo maior e mais preciso de informações, onde seja possível atingir rapidamente a informação necessária.
Passa a ser então necessária a adaptação das necessidades às metamorfoses ocorridas no ambiente externo à empresa. Por conta da grandequantidade de mutações é preciso obter as informações de uma maneira rígida e organizada, o que permitirá a utilização dos recursos de uma maneira eficiente.
É perceptível que na contemporaneidade a informação tornou-se um recurso essencial para qualquer organização. Apesar de ela não possuir nenhum valor, se analisada sozinha, sua introdução a um contexto é fundamental para seu entendimento e parao crescimento organizacional. É necessário a coleta de informações oportunas, para, efetivamente, auxiliar os tomadores de decisões com seus processos decisórios e sua gestão empresarial.
A informação é o produto da Inteligência de Negócio, termo que também pode ser utilizado pra se referir ao Business Intelligence. Para analisar e gerenciar as informações é preciso a utilização da Tecnologia daInformação, a qual abrange toda a infraestrutura que suporta o uso de sistemas da informação, e onde está encaixado o B.I..
O termo Business Intelligence é bastante utilizado, contudo, não há uma única definição para descrevê-lo. O sistema de B.I. auxilia os gestores nas decisões estratégicas no interior das organizações.
Quanto mais eficiente for um sistema, maior será a economia gerada nosinsumos. Assim, consequentemente, é proporcionado uma agilidade e precisão nos processamentos dos dados armazenados no Data Warehouse, os quais serão transformados em informações.
2. Business Intelligence (BI).
Business Intelligence é uma concepção, a qual é baseada em softwares que auxiliam os executivos em seus negócios. Para melhor compreensão o Business Intelligence pode ser analisado apartir da expressão inteligência de negócio, ou ainda inteligência empresarial. A partir desta perspectiva podemos inferir com mais clareza os conceitos referentes a este sistema, o qual tem como seu objetivo central, auxiliar gestores na tomada eficiente das decisões. Esse suporte fornecido pelo B.I. se dá por meio de processos que envolvem a coleta, a organização, a análise, o compartilhamento e porfim o monitoramento das informações.
Podemos analisar ainda o Business Intelligence como uma tecnologia fundamentada na utilização de informações de modo a adquirir vantagem competitiva diante dos demais. Esta vantagem competitiva se dá por meio da criação de estratégias empresariais que ao cruzarem informações e conhecimentos geram dados. É visada, assim, uma melhor resposta da empresa ao...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Business inteligence
  • Business inteligence
  • Business Inteligence
  • Business Inteligence
  • Business Inteligence
  • Business inteligence
  • Business Inteligence
  • Business inteligence

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!