Burobracia

848 palavras 4 páginas
EVOLUÇÃO DO PENSAMENTO ADMINISTRATIVO

cap. 2 – Antecedentes históricos da administração: preparando as condições para a moderna empresa

As influências sobre a Administração

O ato de administrar, como qualquer outra ação humana, é produto das influências que recebe do meio onde acontece.
Ao longo da evolução histórica, a administração não teve comportamento diferente: mesmo antes de ser estudada como uma ciência, a sua prática sempre foi resultado de como a humanidade percebeu mundo ao seu redor e de como aplicou essa percepção.
CHIAVENATO cita que a administração recebeu influências dos filósofos, da organização eclesiástica, da organização militar, da Revolução Industrial, dos economistas liberais e dos pioneiros e empreendedores.

A influência dos filósofos
Nomes que de algum modo mencionaram ou estudaram a administração e organizações: Sócrates, Platão, Aristóteles, Francis Bacon, René Descartes, Thomas Hobbes, Jean-Jacques Rousseau, Karl Marx e Friedrich Engels.
A administração recebeu duas profundas e marcantes influências.
Uma delas veio da física tradicional de Isaac Newton: a tendência à exatidão e ao determinismo matemático.
A outra veio de René Descartes e seu método cartesiano: a tendência à análise e divisão do trabalho, baseado nos seguintes princípios: princípio da dúvida sistemática ou da evidência principio da análise ou de decomposição princípio da síntese ou da composição princípio da enumeração ou da verificação.

Essas duas influências, de Newton e de Descartes, definiram os rumos da administração até a década de 1990.

A influência da Igreja Católica
Dois foram os aspectos marcantes dessa influência: a unidade de propósitos e princípios, fundamentais tanto na organização religiosa quanto na militar e, a estrutura da organização religiosa, onde uma só pessoa - o Papa - pode operar e comandar uma organização de porte mundial.

A influência da organização militar
Poderosa

Relacionados

  • Teoria da Burobracia
    3011 palavras | 13 páginas