BULLYINGINTROD

3333 palavras 14 páginas
INTRODUÇÃO
Todos os dias, pessoas no mundo todo sofrem com um tipo de violência que vem mascarada na forma de “brincadeira”. Estudos recentes revelam que esse comportamento, que até bem pouco tempo era considerado inofensivo e que recebe o nome de bullying, pode acarretar sérias consequências ao desenvolvimento psíquico, gerando desde queda na auto-estima até, em casos mais extremos, o suicídio e outras tragédias.

SITUAÇÃO QUE SE CARACTERIZA O BULLYING
Bullying é uma situação que se caracteriza por agressões intencionais, verbais ou físicas, feitas de maneira repetitiva, por um ou mais alunos contra um ou mais colegas. O termo bullying tem origem na palavra inglesa bully, que significa valentão, brigão. Mesmo sem uma denominação em português, é entendido como ameaça, tirania, opressão, intimidação, humilhação e maltrato.
Estudiosos aceitam geralmente que o bullying contenha três elementos essenciais:
1 - O comportamento é agressivo e negativo;
2 - O comportamento é executado repetidamente;
3 - O comportamento ocorre num relacionamento onde há um desequilíbrio de poder entre as partes envolvidas.
O Bullying divide-se em duas categorias: - O Bullying Direto é a forma mais comum entre os agressores (bullies) masculinos. - A agressão social ou Bullying indireto é a forma mais comum em bullies do sexo feminino e crianças pequenas, e é caracterizada por forçar a vítima ao isolamento social. Este isolamento é obtido através de uma vasta variedade de técnicas, que incluem:
Espalhar fofocas;
Recusa em se socializar com a vítima;
Intimidar outras pessoas que desejam se socializar com a vítima;
Criticar o modo de vestir ou outros aspectos socialmente significativos (incluindo a etnia da vítima, religião, incapacidades etc).
O bullying pode ocorrer em diversas situações, a estrutura de poder é tipicamente evidente entre o agressor (bully) e a vítima.
Para aqueles fora do relacionamento, parece que o poder do agressor depende somente da percepção da vítima, que

Relacionados