ENFERMAGEM GERI TRICA E PSIQUI TRICA

1973 palavras 8 páginas
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 5
2. ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA 6
2.1 A EVOLUÇÃO DA ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA 6
2.2 QUALIFICAÇÃO PROFISSIONAL DOS ENFERMEIROS PSIQUIÁTRICOS 7
2.3 PAPEL DO ENFERMEIRO EM ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA 8
2.4 SERVIÇOS DE ATENDIMENTO EM SAÚDE MENTAL E PSIQUIATRIA 10
3. ENFERMAGEM GERIÁTRICA 11
4. CONLUSÃO 12 REFERÊNCIAS 13 APÊNDICE 14

1. INTRODUÇÃO

Enfermagem Psiquiátrica competente é essencial para assistência, ensino e/ou pesquisa em Psiquiatria e Saúde Mental.
O objetivo da Enfermagem Psiquiátrica não é o diagnóstico clínico ou apenas intervenção medicamentosa, mas o compromisso com a qualidade de vida cotidiana do indivíduo em sofrimento psíquico. Assim, o enfermeiro deve ser preparado para atuar em novos modelos de atenção, assumindo novas tarefas e adequando-as às mudanças advindas da Política de Saúde Mental.
Na Enfermagem Geriátrica o enfermeiro tem sua atenção voltada ao atendimento aos idosos. O objetivo do enfermeiro nessa especialização é a promoção do envelhecimento saudável, a preservação e/ou a melhoria da capacidade funcional dos idosos, a prevenção de doenças, a recuperação da saúde e a reabilitação daqueles que apresentam alguma restrição de sua capacidade funcional. Atuam em domicílio, casas de repouso, clínicas e hospitais.

2. ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA
Enfermagem Psiquiátrica é o campo da Enfermagem que se dedica a ajudar no tratamento de pacientes com distúrbios psicológicos. É um campo da Enfermagem que merece atenção, já que o enfermeiro na área de enfermagem e saúde mental está perdendo sua identidade e visibilidade. De um lado há preconceito, o medo, a falta de integração dos conceitos básicos de saúde mental aos da enfermagem geral. Por outro lado, a carga horária dedicada ao ensino da área em pauta nos cursos de graduação, em geral, não é suficiente para permitir ao aluno a familiarização com a área especifica, o que leva à escassez de enfermeiros com

Relacionados

  • Resumos
    169053 palavras | 677 páginas
  • alienaçao
    138768 palavras | 556 páginas