Bulgaria

Páginas: 12 (2908 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2015
Bulgária
Apesar da influência turca, que deixou raízes em cinco séculos de dominação, o país das rosas, como é conhecida a Bulgária, se acha estreitamente vinculado à Rússia e aos demais países da Europa oriental, por laços históricos e culturais.
A Bulgária situa-se na península balcânica, onde ocupa uma superfície de 110.912km2, com forma aproximadamente retangular. Limita-se ao norte com aRomênia, a leste com o mar Negro, ao sul com a Turquia e a Grécia e a oeste com a Iugoslávia e a Macedônia.

Geografia física
Geologia e relevo. O relevo búlgaro é dominado por duas cadeias montanhosas paralelas, orientadas de oeste para leste, que cortam o país da fronteira com a Iugoslávia até o mar Negro. Entre ambas se estende uma região de planícies e extensos vales, a antiga Trácia, onde seacham as principais fontes de riquezas e as maiores concentrações demográficas do país. A cadeia montanhosa que confina a Trácia pelo norte é a Stara Planina, ou cordilheira dos Balcãs, cuja largura não chega a cinqüenta quilômetros, mas que em alguns lugares atinge mais de dois mil metros de altura (Botev, 2.376m; Triglav, 2.276m).
No sul do país, os Antibalcãs formam paisagens montanhosas deestrutura complexa e em geral mais elevadas que os Balcãs. Constituem a fronteira com a Iugoslávia e com a Grécia. O maciço de Vitosha, a pouca distância de Sofia, alcança 2.290m, enquanto o ponto culminante, o pico Musala, com 2.925m, fica na cordilheira de Rila. A cordilheira de Pirin atinge 2.914m no pico de Vikhren, e os montes Ródope, 2.191m no Goliam Perelik. Ao norte dos Balcãs, o terreno baixaem suave declive para as margens do Danúbio, que corre paralelamente à cordilheira, a cerca de cem quilômetros ao norte.
Clima. Na maior parte da Bulgária, o clima é do tipo continental, e invernos rigorosos, com nevascas freqüentes, alternam-se com verões tórridos. Na planície da Trácia, é sensível a influência do Mediterrâneo e nas proximidades do mar Negro o clima torna-se mais ameno. Asprecipitações nas planícies são modestas (entre 400 e 600mm anuais), enquanto nas montanhas chegam a mais de 1.200mm, muitas vezes com neve. A máxima freqüência de chuvas é na primavera.
Os verões quentes permitem o cultivo de espécies semitropicais, como o algodão e o arroz. O rigor do inverno, porém, dificulta o crescimento de espécies mediterrâneas, como a oliveira, que só é abundante nas costas domar Negro.
Hidrografia. O território da Bulgária divide-se em quatro grandes bacias. Ao norte dos Balcãs, numerosos rios com amplos vales transversais à cordilheira são afluentes do Danúbio. Todos nascem na cadeia Balcânica, salvo o Iskur, que, oriundo do maciço de Rila, alcança a depressão onde está a capital do país e atravessa as montanhas por um estreito vale, até chegar à planície do Danúbio.Entre os Balcãs e os Antibalcãs, a planície da Trácia é banhada pelo Maritsa e seus afluentes, dos quais o mais caudaloso é o Arda, que recolhe suas águas da vertente setentrional dos montes Ródope. Ambos os rios se unem na fronteira da Grécia com a Turquia, antes de desembocar no Mediterrâneo. Cavando seus vales nos Antibalcãs, o Struma e o Mesta rumam para o sul, até desaguar na costa grega domar Egeu. Vários rios menores lançam-se diretamente no mar Negro.
Flora e fauna. Bosques de coníferas cobrem uma terça parte do território búlgaro, sobretudo nas zonas montanhosas, enquanto uma vegetação de estepe, semelhante à russa, caracteriza a planície do Danúbio. O governo mantém um programa de reflorestamento para compensar as perdas acarretadas pelas guerras e pela rotação das culturas.
Afauna búlgara se compõe de animais próprios das diversas zonas biogeográficas do centro da Europa. Ursos, cervos, lobos, leopardos etc. se encontram em estado selvagem em reservas naturais.
População
Cerca de 85% da população é búlgara, existindo uma importante minoria turca (8%) e grupos macedônios, judeus, ciganos, armênios, gregos e romenos. A língua oficial é o búlgaro, do grupo eslavo...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BULGARIA
  • BULGÁRIA
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgária Volgaica
  • PAISES LESTE EUROPEU

OUTROS TRABALHOS POPULARES

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!