Bulgaria

Páginas: 25 (6088 palavras) Publicado: 2 de abril de 2014
Primeiro Império Búlgaro[editar | editar código-fonte]
Ver artigos principais: Invasão da Bulgária por Sviatoslav e Conquista bizantina da Bulgária


O Primeiro Império Búlgaro em sua máxima extensão territorial, durante o reinado do tzar Simeão I.
O Primeiro Império Búlgaro foi criado como resultado de uma expansão da Antiga Grande Bulgária para o território ao sul do rio Danúbio, e égeralmente descrito como tendo durado entre 632 e 1018, quando foi dominado pelo Império Bizantino, apesar da resistência feroz de Samuel. Gradualmente atingiu o seu apogeu cultural e territorial no século IX e princípios do século X sob Bóris I e Simeão, o Grande, quando se transformou no centro cultural e literário da Europa eslava e em um dos maiores Estados da Europa. Uma das teorias é que osbúlgaros eram um povo nômade e guerreiro da Ásia Central (ver protobúlgaros), relacionados com os hunos. De fato, os primeiros cãs búlgaros remontam suas origens a Átila, o Huno. Já na primeira metade do século VII, sob seu rei cã Kubrat, haviam formado um reino ao norte do mar Negro, que os bizantinos chamavam "Magna Bulgária". Depois da morte de Kubrat, o império foi dividido entre seus três filhosmais velhos, como resultado do qual uma parte dos búlgaros mudaram para leste até a confluência dos rios Volga e Kama, que chegaram a formar o Estado da Bulgária do Volga, enquanto outro grupo se estabeleceu no delta do Danúbio, liderado pelo cã Asparuch, terceiro filho de Kubrat e onde um terço da população búlgara permaneceu.


Cã Krum festeja com seus nobres depois da batalha de Pliska,enquanto sua serva (a direita) lhe traz o crânio de Nicéforo, já transformado em taça, cheio de vinho.
Asparuch, cã da Antiga Grande Bulgária, emigrou com várias tribos dos búlgaros até as terras baixas ao longo dos rios Danúbio, Dniester e Dnieper (conhecido como "Ongala"), logo após o estado de seu pai ser subjugado pelos cazares. De lá, os búlgaros assediaram as guarnições de Bizâncio e asvenceram na Batalha de Ongala. Conquistou províncias bizantinas da Mésia e Cítia Menor (Dobrogea), expandindo seu reino para o interior da península Balcânica.3 Seus frequentes raides levaram à realização de uma expedição punitiva contra eles pelo imperador bizantino Constantino IV. Com o fracasso desta expedição, o Império Bizantino foi forçado a aceitar a existência do Império Búlgaro, e pagar umtributo anual para evitar incursões. No ano 681, quando Bizâncio reconheceu pela primeira vez o Estado búlgaro, é considerado a data de nascimento da Bulgária moderna.
Os sucessores de Asparuch fortaleceram o Estado búlgaro: Tervel (r. 700/701–718/721), firmou limites e estabeleceu a Bulgária como uma grande potência militar depois de derrotar um exército árabe de 26 000 homens em 717, eliminandoassim a ameaça de invasão em larga escala pelos países árabes para a Europa Central e Oriental.4
No início do século IX, durante o reinado de cã Krum, o Império Búlgaro chegou a estender-se a parte da Panónia e Transilvânia. Krum (r. 802–814),5 duplicou o território do país, assassinando o imperador Nicéforo I, o Logóteta na Batalha de Pliska6 e introduziu o primeiro código civil escrito, válido aoseslavos e búlgaros. Os búlgaros abraçaram o cristianismo de rito bizantino, após a conversão de Bóris I (r. 852–889).
Em 864, Boris I aboliu o tengriismo, substituindo-o pelo cristianismo ortodoxo oriental,7 e introduziu o alfabeto cirílico, desenvolvido na Escola Literária de Preslav e na de Ohrid. O alfabeto cirílico, junto com a antiga língua búlgara, constituíram a principal linguagem escritada Europa Oriental (lingua franca), a linguagem é atualmente conhecido como antigo eslavo eclesiástico. Assim, a adoção da nova fé também envolveu o uso do eslavo como língua da liturgia e da administração. A cristianização e a eslavização deram ao Império Búlgaro uma área de grande influência. O Estado atingiu o seu apogeu político e cultural de sua história8 com o reinado de Simão I (r....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BULGARIA
  • BULGÁRIA
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgaria
  • Bulgária Volgaica
  • PAISES LESTE EUROPEU

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!