brunomessias91

1637 palavras 7 páginas
Portas Abertas para os Idosos no Mercado de Trabalho

“Nunca podemos acreditar que não temos mais nada para conhecer. É muito gratificante ensinar aos jovens e trocar experiências com eles (...)”.03/04/2012 - por Redação Portal na categoria 'Trabalho'
Jornais e revistas estão repletos de matérias que tratam a volta dos idosos ao mercado de trabalho. Quem poderia imaginar que um dia viveríamos para ver um cenário como esse? Uma pesquisa realizada pela consultoria de recursos humanos Hays, “aponta que 20% das companhias contratam profissionais aposentados. Desse total, 75% para cargos técnicos, 33% para a diretoria e 28% para a gerência”.

E o motivo não poderia ser outro: a total falta de mãos de obra qualificadas somada a uma necessidade de redução de custos e, principalmente, um conhecimento técnico praticamente perdido com a contratação de jovenzinhos recém-saídos dos bancos escolares.

O gerente de expertise da Hays, André Magro explica à imprensa nacional: “É comum as empresas, por questões estratégicas, optarem por trocar dois profissionais juniores por um sênior, que trará mais expertise para o negócio. Principalmente quando a companhia passa por um período de contenção de gastos e que precisa dar uma guinada no mercado”.

Portanto, nada de romantismos, ninguém está fazendo favor para ninguém. É uma relação de interesse, além disso, os mais velhos são menos inquietos, mais focados e, um tanto, mais responsáveis.

Segundo as declarações de Magro à mídia, “principalmente as áreas técnicas como de engenharia, finanças e comercial estão bastante interessadas nesse público”. Ele ainda prevê que o mercado ficará ainda mais aquecido nos próximos oito anos por causa do aumento da demanda.

O gerente acrescenta: “Com a situação econômica favorável ao Brasil, muitas empresas estão trazendo novos projetos para o País. E são projetos de longo prazo, que necessitam de mais gente. E mesmo com o volume de profissionais que se formam todos os anos nas

Relacionados