Brinquedoteca a Magia no direito de Brincar

Páginas: 5 (1011 palavras) Publicado: 25 de março de 2014


SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
PEDAGOGIA

RAQUEL DO CARMO SILVA SOUTO





BRINQUEDOTECA A MAGIA NO DIREITO DE BRINCAR












Guarulhos
2013



RAQUEL DO CARMO SILVA SOUTO






BRINQUEDOTECA A MAGIA NO DIREITO DE BRINCAR







Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinasOrganização do Trabalho pedágogico na educação infantil:reflexão e pesquisa;Fundamentos da alfabetização;Ensino e alfabetização II,Ludicidade e educação. Profs.Edilaine Vagula, Marlizete Cristina Bonafini Steinle;Raquel Rodrigues Franco;Ana Paula Pinheiro da Silveira;Juliana Telles Faria Suzuki,Laura Célia Sant Ana Cabral Cava, Marlizete Cristina Bonafini Steinle, Orlando Mendes Fogaça Júnior.Guarulhos
2013
SUMÁRIO


INTRODUÇÃO 4
DESENVOLVIMENTO 5
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS............................................................................................................8



INTRODUÇÃO


Brincar, cantar, criar, pintar, aprender com prazer, enfim viver a alegria, a própria infância, pois esse é o direito de todas as crianças.
A brincadeira é um comportamentopresente em todas as culturas, cada qual com as suas especificidades (Brougere,1998;Pedrozo,2005). Através da brincadeira a criança, aprende comportamentos, constrói conhecimentos, expressa emoções e sentimentos e significa para si a cultura em que está inserida. Esse trabalho tem como objetivo relatar como as crianças veem uma brinquedoteca.




DESENVOLVIMENTO


De acordo com Rodar (1982)através da brinquedoteca podemos avaliar as crianças e seus desenvolvimentos, através da observação diária no que se refere a socialização, iniciativa, linguagem, e através das atividades lúdicas e o desenvolvimento das suas potencialidades
A brinquedoteca foi criada em 1997, fortalecendo a discussão a cerca da importância do brinquedo e da lúdica para o desenvolvimento da criança, a brinquedoteca temcomo objetivo construir um processo de cogestão com as comunidades e escolas.
Ela tem como aspecto promover a qualquer criança da Educação Infantil a liberdade de brincar e de se desenvolver e de ter um ambiente para descoberta e do crescimento, utilizando-se do seu corpo, seus movimentos, seus sentidos, e da sua intuição de brincar e aprender, além disso, também visa o desenvolvimento global eharmônio da criança de acordo com as necessidades de forma peculiar e oferecendo as crianças oportunidades de desenvolvimento cognitivo, perceptivo, motor, afetivo e social para se tornarem pessoas saudáveis e criativas.
Devemos proporcionar á criança esse espaço (Brinquedoteca) para brincar desenvolvendo assim as suas potencialidades, intelectuais, perceptivas, afetivas e sociais devendo assimvalorizar o brincar e as atividades lúdicas e criativas.
Uma brinquedoteca não se restringe a um a sala de aula cheia de brinquedos, mais sim uma mudança de atuação da educação e aos seus educadores. É necessária uma nova conduta com relação ao trabalho desenvolvido na brinquedoteca, deixando os métodos e técnicas tradicionais e assim buscando o novo e acreditando no lúdico como uma nova ferramentapara o desenvolvimento infantil.
Temos vários tipos de brinquedoteca Vaz (2006) acredita ser interessante fazer uma pesquisa sociocultural e ambiental sobre a comunidade local (vida e hábitos de brincar das crianças).
Vemos salas de brinquedos sob diferentes enfoques como: hotéis, hospitais, clubes, shoppings etc., a diferença entre brinquedotecas e as salas de brinquedos encontra-se não nolocal ou tipo, mas nos objetivos estabelecidos para cada um deles.
Com base nos apontamentos de Hypolitto (2001), veremos a seguir alguns os tipos de brinquedoteca existentes:
Brinquedoteca escolar; organizada num setor da escola com finalidade pedagógica ou em centros d educação continuada.
Brinquedoteca fixas; que são unidades recreativas, parques, praças que sejam gerenciadas pela Secretária...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • BRINQUEDOTECA E ESPAÇOS DE LUDICIDADE O DIREITO DA CRIANÇA BRINCAR E APRENDER
  • A Brinquedoteca e o Brincar
  • Brinquedoteca – um mergulho no brincar
  • Brinquedoteca: espaço para brincar e aprender
  • Brinquedoteca " um espaço de brincar intencional"
  • A brinquedoteca e o brincar na escola
  • A brinquedoteca e o brincar no hospital
  • BRINQUEDOTECA UM MERGULHO NO BRINCAR” AS DIFERENTES FORMAS DE BRINCAR

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!