Brinquedos

Páginas: 7 (1578 palavras) Publicado: 12 de junho de 2013
EPR002 – Organização Industrial e Administração
Prof. Juliene Siqeira de Melvio

Estudo de caso, análise do processo produtivo e custos de uma fábrica de brinquedos

Dezembro de 2012

Sumário

1. Introdução 3
2. Desenvolvimento 3
a) Característica do ramo de atividade 3
b) Descrição do produto e sua fórmula 4
c) Descrição do Processo Produtivo 4
3. Estudo de caso 5a) Planilha de custos diretos, matéria prima e embalagens 5
b) MOD 7
c) CIF 7
d) Incidência sobre o preço de venda 8
e) Cálculo do preço de venda 8
4. Conclusão 8
5. Referências 8

1. Introdução

O objetivo deste trabalho é utilizar o projeto de uma fábrica de brinquedos para aprofundar o estudo financeiro e administrativo de um empreendimento, assim como suaviabilidade, de maneira científica para que possamos fazer conclusões sobre abrir um novo negócio ou analisar uma empresa com informações mais consistentes.
É um empreendimento com amplas possibilidades de começar pequeno e crescer de forma gradativa. Trata-se da fabricação de brinquedos pedagógicos de madeira, utilizando resíduos de madeira já utilizados em obras da construção civil, e/ou serrarias emadeireiras. A fabricação de brinquedos pedagógicos de madeira é direcionada a escolas (ensino básico e fundamental), clínicas pediátricas, creches particulares ou públicas, papelarias, empresas de festas e eventos para crianças, empresas de brindes, bem como para o público em geral, tanto no atacado como no varejo.
A formatação deste negócio deve primeiramente obedecer às normas de qualidadeimpostas pelo setor, tanto quanto a adequação da indústria, quanto o produto final, também deve oferecer um produto de qualidade, estimulante ao consumidor final (crianças) a um preço atrativo, pois sofre concorrência direta quanto ao preço dos produtos importados.

2. Desenvolvimento

a) Característica do ramo de atividade
Setor de atividade: Secundário
Ramo de atividade: IndústriaTipo de negócio: Fábrica de brinquedos pedagógicos de madeira.

CENÁRIO
O setor de brinquedos deve fechar o ano com um faturamento de R$ 850 milhões, segundo dados da Associação Brasileira de Fabricantes de Brinquedos (Abrinq), o que significa um crescimento de 5,5% em relação ao ano passado.
Depois de amargar um período negro por causa da importação de brinquedos, a indústria nacional reagee a tendência é de investimentos pesados em publicidade e novos lançamentos de produtos fabricados na Zona Franca de Manaus - área que um dia já foi responsável pela produção de 52% do mercado brasileiro. Hoje a indústria nacional vive outro momento. O aumento do imposto de importação dos brinquedos, de 30% para 70%, viabilizou a ação e a busca pela qualidade e produtividade, além de retomarmos omercado. Nessa retomada do mercado nacional, as indústrias de brinquedos vão receber novos incentivos fiscais da Superintendência da Zona Franca, além de serem incentivadas por meio do Programa de Exportações. Ao propor uma fábrica de brinquedos pedagógicos de madeira, poderá ser feita uma sondagem no município para captação de matéria-prima (Madeira) junto a canteiros de construções civil,serrarias e madeireiras.

PÚBLICO-ALVO
Os consumidores desse tipo de produto são as escolas (do ensino básico até o fundamental), clínicas pediátricas, empresas da área promocional e didática, papelaria, festas, eventos, feiras, brindes. Por sua característica tão versátil e diversificada, os brinquedos pedagógicos de madeira também são aplicáveis a campanhas publicitárias, eventos, congressos,feiras, exposições e campanhas educativas. O perfil desse consumidor difere em muito daquele voltado para o simples consumo das épocas especiais (Natal, Dia das Crianças, etc.). Quem compra esse tipo de produto sabe que ele será aproveitado por bastante tempo e por mais de uma criança, além de exercer uma influência no desenvolvimento intelectual da criança.

CONCORRÊNCIA
Mesmo com a forte...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brinquedo
  • Brinquedos
  • Brinquedos?
  • brinquedos
  • Brinquedos
  • Brinquedo
  • Brinquedo
  • Brinquedos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!