Brincs

Páginas: 9 (2041 palavras) Publicado: 24 de novembro de 2014
Introdução

O termo BRIC foi criado em 2001 pelo economista inglês Jim O'Neill para fazer referência a quatro países Brasil, Rússia, Índia e China. Em abril de 2001, foi adiciona a letra "S" em referência a entrada da África do Sul (em inglês South África). Desta forma, o termo passou a ser BRICS. 
Estes países emergentes possuem características comuns como, por exemplo, bom crescimentoeconômico. Ao contrário do que algumas pessoas pensam, estes países não compõem um bloco econômico, apenas compartilham de uma situação econômica com índices de desenvolvimento e situações econômicas parecidas. Eles formam uma espécie de aliança que busca ganhar força no cenário político e econômico internacional, diante da defesa de interesses comuns. A cada ano ocorre uma reunião (cúpula) entre osrepresentantes destes países, que buscam formalizar acordos e medidas com claros objetivos de compor um bloco econômico.



































O que é BRICS ?

É um agrupamento econômico formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul. Mas, embora seja um grupo, não forma um bloco ou associação de comércio, a exemplo de Mercosul e da UniãoEuropeia, pois não tem estatuto, carta de princípios etc. Está mais para um “clube” político de países com interesses em comum e que, a cada ano, se aprofunda mais em temas econômicos e sociais.
A visão do que seria o Brics nasceu em 2001, quando o economista Jim O'Neill publicou o estudo “Building Better Global Economic BRICs” (Construindo Melhor a Economia Global BRICs). Primeiramente, oagrupamento não contaria com África do Sul, o sufixo “s” servia para designar o plural de países. Para O'Neill, esses seriam os países que possuíam potencial econômico para superar as grandes potências mundiais em um período máximo de 50 anos.
O que era apenas um estudo ganhou corpo e forma em 2006, quando os países resolveram que era a hora de dar um caráter diplomático ao grupo. Três anos mais tarde,realizaram a primeira cúpula, ainda sem a participação da África do Sul, o que só ocorreria a partir de 2011. Em Ecaterimburgo, na Rússia, os presidentes Luiz Inácio Lula da Silva (Brasil), Dmitri Medvedev (Rússia), Hu Jitao (China) e o primeiro-ministro Manmohan Singh (Índia) redigiram um comunicado em conjunto: “Estamos comprometidos com a promoção da reforma das instituições financeirasinternacionais, de modo a que reflitam as mudanças ocorridas na economia mundial. As economias emergentes e em desenvolvimento devem ter voz mais ativa e maior representatividade em instituições financeiras internacionais”, destacava o comunicado.
Entre 2003 e 2007, os cinco países foram responsáveis pela expansão do PIB mundial em 65%. Se, em 2009, respondiam por 9% do PIB mundial, hoje representam21%. Além disso, detém o maior poder de consumo do mundo, ou seja, superior ao de Estados Unidos e União Europeia.
A proposta da VI Cúpula é criar o Banco de Desenvolvimento do Brics. O objetivo seria o de financiar projetos de infraestrutura. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff: “(Esse banco) é mais um elemento para expandir a nossa capacidade de obter recursos (...) O grande desafio daseconomias dos Brics é justamente ampliar seus investimentos na área de infraestrutura."











Características comuns destes países:

Economia estabilizada recentemente;
Situação política estável;
Mão-de-obra em grande quantidade e em processo de qualificação;
Níveis de produção e exportação em crescimento;
Boas reservas de recursos minerais;
Investimentos em setores deinfra-estrutura (estradas, ferrovias, portos, aeroportos, usinas hidrelétricas, etc);
PIB (Produto Interno Bruto) em crescimento;
Índices sociais em processo de melhorias;
Diminuição, embora lenta, das desigualdades sociais;
Rápido acesso da população aos sistemas de comunicação como, por exemplo, celulares e Internet (inclusão digital);
Mercados de capitais (Bolsas de Valores) recebendo grandes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brincs
  • Brincs
  • Estudo dos brincs
  • Charge: brinc@ndo com o sério
  • jogos e brinc inf
  • Crescimento economico dos países do brincs rùssia
  • Aula tema 7 crescimento economico dos paises do brincs russia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!