BRINCANDO E PROMOVENDO SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COM CRIANÇAS

1069 palavras 5 páginas
BRINCANDO E PROMOVENDO SAÚDE NA ATENÇÃO PRIMÁRIA COM CRIANÇAS DE 02 A 06 ANOS
O programa saúde na escola (PSE) lançado em Setembro de 2008 é resultado de uma parceria entre os ministérios da saúde e educação. Tem como objetivo reforçar a prevenção á saúde dos educandos brasileiros e construir uma cultura de paz nas escolas.
O programa está estruturado em várias vertentes que se relacionam com as crianças cuja faixa etária corresponde de 02 a 06 anos. Este projeto contribui com o fortalecimento das ações para o desenvolvimento integral e proporciona a participação da comunidade em programas e projetos que articulem saúde e educação.
As mobilizações temáticas prioritárias de saúde que executarei ao longo deste ano letivo na escola são respectivamente:
Verificação das medidas antropométricas de crianças por meio de peso, altura e idade com o objetivo de avaliar o estado nutricional das crianças. Com relação a esse item se faz necessário a realização de uma capacitação em antropometria.
Triagem de acuidade visual através da tabela de Snellen, para identificar possíveis problemas oftalmológicos que necessitem de um acompanhamento com um especialista oftalmologista.
Alimentação saudável destinada a promoção de uma alimentação saudável como um direito humano universal que constitui a base da própria vida estimulando a toda a criança a ter acesso diariamente a alimentos variados em quantidade suficiente e de boa qualidade, necessários para se ter uma vida ativa e saudável. Em relação a esta temática e as que sucedem previamente elaborei um planejamento a fim de organizar cada momento destas atividades, contendo neste planejamento o nome da istituição, as turmas destinadas, objetivo geral, e objetivo específico, período de duração, metodologia, culminância e avaliação.
Práticas corporais orientadas pelo profissional educador físico pertencente a estratégia da clínica da família onde focaremos atividades de corpo e movimento com as crianças a fim de ajuda-las no

Relacionados