briefing neosaldina

Páginas: 5 (1053 palavras) Publicado: 7 de novembro de 2013
Briefing – Neosaldina Cenário
O mercado de medicamentos no Brasil é divido em dois grandes segmentos: os medicamentos sob prescrição médica, os chamados Rx, e os medicamentos isentos de prescrição médica, denominados “Over the Counter” (OTC).
O mercado de analgésicos contempla os maiores players OTC do mercado, com alto investimento em mídia e PDV (Pontos de Venda), é a maior categoria dosegmento, movimenta mais de um bilhão de reais por ano. Por esse motivo, o mercado possui mais de 200 competidores, dentre eles, os mais representativos são: Dorflex; Anador; Aspirina; Doril; Tylenol além dos Genéricos de Dipirona Sódica e de Paracetamol. Fatores como preço, portabilidade e visibilidade são muito importantes na tomada de decisão de compra por parte dos consumidores. Embora osmedicamentos isentos de prescrição possam criar uma comunicação direta com o consumidor, o ambiente legal é extremamente regulamentado. O órgão que fiscaliza a comunicação de medicamentos chama-se ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).
As restrições elaboradas por esse órgão são bastante extensas, mas o principal objetivo da ANVISA é minimizar a automedicação e o uso inadequado demedicamentos. Dentre as principais restrições a qualquer comunicação direta ao consumidor estão (segundo regulamentação RDC 96):
 Manter a frase: “Se persistirem os sintomas o médico deverá ser consultado” no rodapé de materiais impressos e TV. No rádio deve ser narrado.
No final de qualquer comunicação deve constar uma advertência específica para cada produto, que varia de acordo com oprincípio ativo (a composição) do mesmo. A advertência deve ser narrada pelo principal personagem do filme/spot, e no caso de sua ausência, a advertência deve ser colocada em uma cartela de fundo azul no final da veiculação. Para Neosaldina é necessária a seguinte advertência: “Neosaldina é um medicamento. Seu uso pode trazer riscos. Procure o médico e farmacêutico. Leia a bula.”
 Na internet (sites)esse dizer legal específico do produto deve representar 20% do espaço e ser exibido permanentemente.
Fica proibida a utilização do nome, imagem e/ou voz de pessoa leiga em medicina ou farmácia, que seja considerada celebridade, sugerindo ou recomendando o uso do produto.
É vedada a veiculação de imagens de pessoas fazendo uso do produto, sendo permitida apenas a utilização de figurasanatômicas para orientar a correta utilização do medicamento.
Existe outra regulamentação (RDC 44) da ANVISA que determina que medicamentos OTC fiquem para trás do balcão (com exceção dos fitoterápicos; medicamentos administrados por via dermatológica e medicamentos sujeitos a notificação simplificada). Com essa mudança, os analgésicos passam a não ser mais de livre acesso aos consumidores, devendoestes, solicitarem os medicamentos ao balconista ou farmacêutico presentes nos PDVs. Dentre as modificações na relação com
o consumidor nos pontos de venda, temos:
 Os medicamentos deverão permanecer em área de circulação restrita aos funcionários, não sendo permitida sua exposição direta ao alcance dos usuários do estabelecimento.
 A ANVISA poderá editar a relação dos medicamentos isentosde prescrição que poderão permanecer ao alcance dos usuários para obtenção por meio de auto-serviço no estabelecimento.
 Os demais produtos poderão permanecer expostos em área de circulação comum.
Produto
 Neosaldina é um medicamento de venda livre (OTC), especialista em dor de cabeça, disponível em três apresentações: caixa com 20 drágeas, blister com 4 drágeas e gotas. O produto teve umamudança no layout das três apresentações, ocorridas em Jul/2010. A mudança substancial de cor na nova embalagem capta maior atenção do consumidor.
É o quarto medicamento mais vendido no Brasil. É o blister de analgésico mais vendido no país. (Fonte: IMS Health/Dados PMB 2009).
Questões de comunicação
Após 37 anos de existência no mercado, Neosaldina detém um bom número de usuários de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Briefings
  • Briefing
  • briefing
  • briefing
  • briefing
  • Briefing
  • Briefing
  • Briefing

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!