Breve História do Jornalismo Econômico

Páginas: 13 (3038 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
2. BREVE HISTÓRIA JORNALISMO ECONÔMICO

Durante o período que se estende de cerca da metade do século XX até o início do XXI, o Brasil por momentos de profundas transformações culturais, econômicas e políticas. Nesse contexto, o jornalismo econômico sofreu influências que definiriam a atividade no período e ainda impactaria nos modelos da atividade nos anos seguintes.

2.1 Predileçãohistórica pela cobertura política

Historicamente, o jornalismo no Brasil sempre prezou pela política. Essa preferência remonta desde a virada do século XIX para o XX. Nesse período, jornais eram criados aos montes e serviam como arena para discussões e embates ideológicos de uma elite rica e politizada. Essa foi uma tendência que já se observava desde a época do Império e foi um marco do início daatividade jornalística no Brasil (PULITI, 2013, p.42).
Nesse período, os modelos de governo, a política econômica e questões sociais eram debatidas nas páginas dos jornais. Grupos políticos articulados criavam e fomentavam periódicos próprios, que representavam a ideologia daquele grupo. Com isso, os jornais polarizavam temas acerca de questões políticas.
Apesar da predileção histórica,sempre existiu também uma cobertura focada em outros subcampos do jornalismo, dentre eles, o da economia. Na virada dos séculos, os assuntos de maior interesse abordados por esse "subcampo", eram associados principalmente ao agronegócio exportador, que constituía até então, a principal atividade econômica nacional.
Em função da especialização da economia brasileira - que até cerca da metade doséculo XX apoiou-se quase exclusivamente numa política econômica voltada para exportação de bens primários - o jornalismo dedicado ao assunto era pouco diversificado. Além disso, o público interessado compunha uma ínfima minoria da já pequena parcela de leitores no Brasil:

A marca dos assuntos econômicos nas páginas dos grandes jornais de informação geral nessa época eram as pequenas notas ouartigos isolados que tratavam de questões específicas relacionadas com os interesses do comércio e dos cafeicultores, contendo informações sobre produção, exportação, movimento de portos ou taxas cambiais. Essas notícias eram originadas nas agências estrangeiras de informação, nas câmaras do comércio ou no Ministério da Fazenda. O noticiário era acompanhado por um reduzido grupo de interessados (...)(LENE, 2004, p. 5)


Foi apenas durante a ditadura militar, instaurada em 1964, que o jornalismo econômico pôde se fortalecer e começar a despontar como um tema de interesse nacional. O que mais ajudou nesse desenvolvimento foi o contexto político da época, que, especialmente através da censura aos meios de comunicação, influenciou diretamente na atividade da imprensa nacional. Enquanto ostemas mais tradicionais do jornalismo foram censurados - política, cidade, cultura - a cobertura de economia cresceu na contramão dessa tendência (BASILE, 2002; PULITI 2013; LENE, 2010, 2004).

2.2 A economia e o jornalismo econômico até 1964

O período que se estende entre as décadas de 1940 e 1960 foi marcado por um cenário político-econômico favorável ao desenvolvimento e fortalecimento daimprensa no Brasil. A partir de 1945, com o fim do governo de Getúlio Vargas e a consequente extinção do Departamento de Imprensa e Propaganda (DIP), a imprensa ficou livre da censura. O cenário de maior liberdade foi propício para o nascimento de novos títulos - com destaque para publicações de esquerda, que durante o governo de Vargas foram reprimidas (LENE, 2004, p.7)
Depois, durante a décadade 1950, o crescimento da economia brasileira foi o fator que contribuiu com a continuação desse desenvolvimento. Sobretudo durante o governo do presidente Juscelino Kubitscheck, o país manteve um ritmo de acelerado de crescimento econômico-industrial. Com uma política desenvolvimentista que buscava tirar o país da dependência da atividade agroexportadora, o Estado concentrou investimentos no...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Sousa Jorge Pedro Uma Historia Breve Do Jornalismo No Ocidente
  • Jornalismo econômico
  • Jornalismo Economico
  • Historia do Jornalismo
  • Historia do jornalismo
  • Historia do Jornalismo
  • História do Jornalismo
  • Historia Do Jornalismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!