bretton woods

Páginas: 23 (5618 palavras) Publicado: 5 de agosto de 2014
O SISTEMA DE BRETTON WOODS:
A ordem monetária internacional instituída pelo Sistema de Bretton Woods era a mais próxima possível ao padrão ouro, em um novo mundo onde os EUA detinham praticamente metade do PIB e 2/3 das reservas em ouro de todo o mundo. Ao mesmo tempo, o sistema tentava corrigir os defeitos mais visíveis do padrão ouro. A regra básica do sistema era que: (i) os EUA se obrigavama manter a conversibilidade do dólar em ouro a uma paridade fixa, de US$ 35 por onça; e (ii) os demais países se obrigavam a manter paridades fixas de suas moedas em relação ao dólar.
O Sistema de Bretton Woods diferia, porém, do padrão ouro em três aspectos fundamentais: (i) o câmbio fixo era ajustável, sujeito à comprovação de um “desequilíbrio fundamental”; (ii) aceitavam-se controles a fimde limitar os fluxos internacionais de capital; e (iii) criava-se uma nova instituição, o Fundo Monetário Internacional (FMI), para (a) monitorar as políticas econômicas nacionais e (b) oferecer financiamento aos países com desequilíbrios temporários nos seus balanços de pagamentos.
Essas inovações correspondiam às preocupações principais que os formuladores de políticas tinham herdado das duasdécadas entre as duas guerras mundiais. O câmbio ajustável era um instrumento para eliminar os deficits no balanço de pagamentos: uma alternativa aos dolorosos aumentos deflacionários nas taxas de redesconto. Os controles de capitais foram concebidos a fim de evitar a desestabilizadora volatilidade dos fluxos de capitais. E o FMI, dispondo de recursos financeiros, poderes de monitoração e umacláusula de escassez de divisas, teria condições de (i) penalizar os governos responsáveis por políticas que desestabilizassem o sistema internacional; e (ii) compensar os países que fossem afetados negativamente.
Esses três elementos do sistema foram concebidos como mutuamente complementares. Taxas fixas, embora ajustáveis, seriam viabilizadas pelo controle dos fluxos de capitais. Os fundos do FMIforneceriam recursos extras aos países empenhados em manter o câmbio fixo. E a monitoração do Fundo desencorajaria mudanças nas paridades e instituição de controles que poderiam resultar em aproveitamento indevido dos sistema.
Na prática, infelizmente, não funcionaram de modo totalmente harmonioso. Os ajustes nas taxas de câmbio foram extremamente raros. A monitoração do FMI revelou-se um leãodesdentado. Os recursos do FMI revelaram-se insuficientes diante dos problemas de pagamentos do após-guerra. E a cláusula de escassez de divisas nunca foi aplicada.
O planejamento da ordem monetária internacional do pós-guerra começou a se desenvolver ainda durante a guerra, a partir de 1941-42. Nos termos da Carta do Atlântico (agosto de 1941) e do Acordo de Ajuda Mútua (fevereiro de 1942), osbritânicos (i) assumiram o compromisso de restaurar a conversibilidade da libra em conta corrente e (ii) aceitaram o princípio da não-discriminação comercial. Em troca, aceitaram as promessas americanas d ajuda financeira em temos favoráveis e respeito à prioridade que os britânicos atribuíam ao pleno desemprego
Lideravam as negociações John Maynard Keynes, já o grande nome da teoria econômica e consultornão remunerado do Ministério das Finanças britânico, e Harry Dexter White, ex-acadêmico “impetuoso e truculento” e economista do Tesouro americano. Os planos rivais de Keynes e White foram progressivamente refinados ao longo de uma série de modificações. As versões finais, publicadas em 1943, formaram a base da Declaração Conjunta dos especialistas britânicos e norte-americanos e dos Artigos deAcordo do Fundo Monetário Internacional.
A diferença entre os planos de Keynes e de White estava (a) nas obrigações que eles impunham aos países credores, (b) na flexibilidade das taxas de câmbio e (c) na mobilidade do capital admitida.
O Plano Keynes teria permitido aos países modificar suas taxas de câmbio e adotar restrições cambiais e comerciais conforme necessário para compatibilizar o...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bretton Woods
  • Bretton Woods
  • bretton woods
  • Bretton woods
  • Bretton Woods
  • Bretton woods
  • Bretton woods
  • Bretton Woods

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!