Bretton Woods

Páginas: 22 (5309 palavras) Publicado: 7 de setembro de 2013

FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ-FAECE





ACORDO DE BRETTON WOODS




Anne Karolynne Rocha Turbano
George Costa Lima Matos
Karinne Duarte Líbio
Thyago do Carmo Andrade





Fortaleza – Ceará
2013

FACULDADE DE ENSINO E CULTURA DO CEARÁ-FAECE




ACORDO DE BRETTON WOODS

Anne Karolynne Rocha Turbano
George Costa Lima Matos
Karinne Duarte Líbio
Thyago doCarmo Andrade




Trabalho de Pesquisa do Curso de Administração da Faculdade de Ensino e Cultura do Ceará - FAECE, como requisito parcial para avaliação acadêmica da disciplina de Ambiente Econômico Global.

Orientador (a): OCTÁVIO COSTA


Fortaleza – Ceará
2013
RESUMO


Este trabalho visa apresentar as condições precedentes e como ocorreu a negociação do Acordo de Bretton Woodse quais as consequências do sistema e da dinâmica do Sistema Monetário Internacional depois do abandono do padrão dólar-ouro. Esta conferência, uma das mais importantes da história contemporânea, lançou as bases, utilizadas ainda hoje, sobre as trocas de moedas internacionais - padrão-dólar - e algumas instituições de apoio em âmbito mundial como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o BancoMundial. Espera-se que ao final deste trabalho, possa-se conhecer melhor este acordo, que foi um dos mais importantes do século passado.


Palavras-chave: Acordo de Bretton Woods, Negociação, Dólar-Ouro, Sistema Monetário















SUMÁRIO


1. Introdução.........................................................................................5
2. Objetivos e Metodologia3. Condições Precedentes do Acordo....................................................6
4. Participantes e Localização……......................................................10
5. Propostas e a Negociação.................................................................12
6. Resultado..........................................................................................15
7. ConsideraçõesFinais........................................................................19
8. Referências Bibliográficas................................................................20














1. INTRODUÇÃO


O processo de negociação está presente nas diversas atividades de qualquer profissional, empresa ou setor da economia. Um dos relatos que envolve a prática de negociação estádescrito na mitologia judaico-cristã na alegoria de Esaú e Jacó. O relato ilustra aspectos fundamentais da negociação: o propósito, os interesses, a oportunidade, a persuasão, a troca e a ética.
A negociação pode ser praticada tanto para resolver questões pessoais, como para questões profissionais, em ambientes políticos, comerciais, diplomáticos, institucionais, gerenciais, jurídicos,trabalhistas, de libertação de reféns, entre outros..
Negociar é o que fazemos para melhorar o que já temos ou, ainda, obter um novo resultado ou conquista. Assim, foi os Acordos de Bretton Woods, que afetaram ou nos afetam até os dias de hoje de alguma forma. Mergulhar no estudo da Conferência de Bretton Woods nos fez perceber o quão importante é o estudo do ambiente econômico global e o quanto ascondições precedentes e o poder de barganha de uma das partes afetam o resultado final de qualquer acordo.
A proposta mostrada pelos planificadores dos EUA, após o período de pós-guerra como forma de construir uma nova ordem econômica mundial que impedisse novos cataclismos como os que aconteceram durante a Grande Depressão dos anos 30 e restabelecer novos parâmetros capitalistas para o comérciointernacional e fluxo financeiro global foi a grande vencedora, apesar de um dos maiores economistas de todos os tempos, Keynes, ser o grande defensor da proposta inglesa que fez contraponto à americana.
Nos demais capítulos deste trabalho, apresentaremos os momentos que antecederam o Acordo de Bretton Woods, os participantes, as propostas que estavam, naquele momento, em discussão e finalmente as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bretton Woods
  • Bretton Woods
  • bretton woods
  • Bretton woods
  • Bretton Woods
  • Bretton woods
  • Bretton woods
  • Bretton Woods

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!