BRAUDEL_atividade

479 palavras 2 páginas
ATIVIDADE DE TEORIA E METODOLOGIA III1
BRAUDEL, Fernand. A longa duração da História.
Roteiro de leitura:
Quais são as principais críticas feitas ao século XIX?
Qual a importância de outros ciências para o fazer histórico? Com o que deve se preocupar a nova história econômica e social?
Que problemas existem na história tradicional? Quais são as contribuição que a longa duração pode proporcionar à história?
Quais são as principais problemáticas que Braudel apresenta a concepção de tempo na História?
De que conceitos Braudel se utiliza para realizar as análises históricas?
* * *
A segunda geração dos Annales, representada por Fernand Braudel, é responsável por algumas alterações na produção historiográfica da primeira metade do século XX. Braudel, no seu texto intitulado “A longa duração”, teceu um conjunto de críticas à historiografia produzida no século XIX, buscando romper com alguns dos aspectos consolidados por esta. Uma das principais criticas realizadas não somente por Braudel, mas por outros historiadores dos Annales, é o aspecto narrativo da história produzida no século XIX. A historiografia produzida pela modernidade, caracterizada pela objetividade, pela mobilização de um grande número de fontes e pelo compromisso com a, então dita, verdade é responsável por textos narrativos, contextuais e sem problematizações. Esse aspecto incomoda Braudel, que se julga incapaz de confiar “em uma história que se limita [...] ao relato dos acontecimentos e suas sucessões.” e em uma “chamada história dos acontecimentos”. Em seus escritos sobre a longa duração da história, Braudel pontua problemas existentes quanto aos períodos cronológicos. A historiografia moderna preocupou-se em delimitar datas pontuais para eventos – geralmente baseados em aspectos políticos -, o que o Braudel considera equivocado porque “o historiador dispõe, com toda a certeza, de um tempo novo, [...] recortando-se, segundo pontos de referência inéditos, seguindo curvas e sua própria respiração”

Relacionados