brasil e vegetações

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 18 de setembro de 2014
O Brasil, por suas dimensões continentais, possui uma ampla diversificação climática, influenciada por sua extensão costeira, seu relevo e a dinâmica das massas de ar sobre o território. As massas de ar atuam sobre as temperaturas e os índices pluviométricos nas diferentes regiões do país. As que mais interferem no Brasil (IBGE) são a Equatorial Continental (mEc) e Atlântica (mEa); a Tropical,também Continental (mTc) e Atlântica (mTa); e a Polar Atlântica (mPa).

Características das massas de ar:
- mEc: quente e úmida
- mEa: quente úmida
- mTc: quente e sec
- mTa: quente úmida
- mPa: fria e seca (no início, é feria e úmida)

No verão, quatro massas de ar quente exercem influência sobre o país: a mEc, a mEa, a mTa e a mTc, sendo seca apenas esta última. Portanto, o verão éo período das chuvas na maior parte do território brasileiro. Nessa estação do ano, a mPa pode avançar sobre a região Sul do país e provocar queda de temperatura e chuvas frontais.
No inverno, a atuação da mEc é mais restrita à região Norte, a mTa continua a atuar no país e a mPa passa a atingir o território brasileiro, provocando baixas temperaturas na região Sul, Sudeste e na parte sul doCentro-Oeste, chegando até a região Norte, onde ocasiona o fenômeno da friagem.
De acordo com a classificação climática de Strahler (1952), predominam no Brasil cinco grandes climas.
Dinâmica climática (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
Domínios climáticos e climogramas do Brasil (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
CLIMA E VEGETAÇÃO
A variedade de paisagens vegetais do Brasil acompanha a diversidade declimas, que proporcionam a temperatura, a luminosidade e a umidade adequada para o desenvolvimento de determinados tipos de cobertura vegetal. As formações vegetais do país fazem parte dos biomas Amazônia, Cerrado, Caatinga, Mata Atlântica, Campos, Pantanal.
Exploramos a relação entre regiões climáticas e vegetação para facilitar a compreensão:
Dinâmica climática (Foto: Reprodução/Colégio Qi)Representação dos três degraus de vegetação da Amazônia (Foto: Reprodução/Colégio Qi)
Clima equatorial – floresta amazônica

O clima equatorial – quente, úmido e de baixa amplitude térmica - domina a região amazônica, na qual se desenvolve a floresta amazônica. Essas formações florestais apresentam árvores de médio e grande porte. Dividem-se em três grupos:
- mata de igapó – situadas nasáreas inundas pelos rios;
- mata de várzea – situadas na áreas inundadas apenas durante as cheias dos rios;
- mata de terra firme – situada nas áreas mais elevadas (70% da extensão amazônica), onde se encontram árvores latifoliadas (folhas grandes) e de grande porte, como o cedro e o mogno.

A biodiversidade característica não encobre a fragilidade desse ecossistema. A floresta vive a partirde seu próprio material orgânico e seu equilíbrio é extremamente sensível a interferências. Denomina-se serrapilheira a camada superficial de material orgânico que cobre os solos, constituída de folhas, caules, frutas e galhos mortos, em decomposição (IBGE).
Dinâmica climática (Foto: Colégio QI)
Mata Atlântica (Foto: Colégio QI)
Clima tropical úmido ou litorâneo – Mata Atlântica e mangues
Oclima tropical úmido acompanha uma estreita faixa costeira, estendendo-se de São Paulo ao Rio Grande do Norte. Caracteriza-se por temperaturas elevadas ao longo do ano, especialmente na região Nordeste. No litoral do Sudeste, as temperaturas podem cair no inverno com a chegada de frentes frias (mPa). As formações vegetais mais destacadas são a Mata Atlântica e os manguezais.
Mangue (Foto:Colégio QI)
Mangue (Foto: Colégio QI)
A Mata Atlântica apresenta grande biodiversidade, com árvores de médio e grande porte, formando uma floresta fechada e densa, além de ecossistemas como as restingas e manguezais.
Os mangues são formados por plantas de raízes aéreas, isto é, que se projetam acima do nível das águas. Eles constituem a área de reprodução de muitas espécies como camarões e...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brasil e sua vegetações
  • As principais vegetações do Brasil
  • Climas e Vegetações
  • vegetaçoes brasileiras
  • Climas e suas vegetações
  • Tipos de vegetações
  • Principais vegetações mundiais resumo
  • Tipos de vegetações no mundo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!