brainstorming

Páginas: 7 (1696 palavras) Publicado: 12 de março de 2014
 RESUMO

O Brainstorming significa literalmente "tempestade cerebral" ou “tempestade de ideias”, mais que uma técnica de dinâmica de grupo, é uma ferramenta utilizada na gestão da qualidade empresarial. Consiste em um processo de grupo no qual os indivíduos emitem idéias de forma livre, sem críticas, no menor espaço de tempo possível. Busca-se diversidade de opiniões através de um processode criatividade grupal, com o intuito de coletar informações e sugestões que auxiliem no processo de melhoria contínua da organização.
Brainstorming é uma boa forma de pensar e um bom caminho a seguir para a criação de um novo slogan para um produto, ou para um novo tema para uma campanha.
Esta é uma boa forma de pensar e de encontrar ideias para uma história de um jornal, para uma coluna deuma revista, uma empresa, etc....
Devem utilizar-se esta técnica para problemas que tenham um final em aberto.
Como em todas as técnicas criativas, o problema deve ser descrito em termos específicos para que ideias específicas possam ser geradas. Generalidades, mesmo as mais brilhantes, são raramente as soluções mais criativas.



INTRODUÇÃO


A técnica de Brainstorming tem váriasaplicações, mas é frequentemente usada em:
Desenvolvimento de novos produtos - obter ideias para novos produtos e efetuar melhoramentos aos produtos existentes.
Publicidade - desenvolver ideias para campanhas de publicidade.
Resolução de problemas - consequências, soluções alternativas, análise de impacto, avaliação.
Gestão de processos - encontrar formas de melhorar os processos comerciais ede produção.
Gestão de projetos - identificar objetivos dos clientes, riscos, entregas, pacotes de trabalho, recursos, tarefas e responsabilidades.
Formação de equipes - geração de partilha e discussão de ideias enquanto se estimulam os participantes a raciocinar e a criar: criatividade em equipe
Há 3 principais partes no Brainstorming:
Encontrar os fatos,
Geração da ideia,
Encontrar a solução.
Dabusca dos fatos na resolução de um problema existem duas sub partes:
Definição do problema,
Preparação.
Inicialmente, define-se o problema. Poderá ser necessário subdividir o problema em várias partes. A técnica de Brainstorming funciona para problemas que têm muitas soluções possíveis tal como a geração de ideias para o seu desenho.
Depois é necessário colher toda a informação que poderelacionar-se com o problema.
Geração de ideias por Brainstorming.
Busca da solução.
Avaliar e selecionar as melhores ideias.






Princípios

O Brainstorming clássico é baseado em dois princípios e quatro regras básicas:
Atraso do julgamento
Criatividade em quantidade e qualidade
A maioria das más ideias são inicialmente boas ideias. Atrasando ou adiando o julgamento, é dadaa hipótese de se gerarem muitas ideias antes de se decidir por uma.
O ser humano é capaz tanto do julgamento como da criatividade. Embora, a maioria da educação nos ensine apenas a usar o julgamento. Nós apressamos o julgamento. Quando praticamos o atraso do julgamento, permitimo-nos usar a nossa mente criativa para gerar ideias sem as julgar. Primeiro, não parece natural, mas depois tem as suas recompensas.Quando geramos ideias, é necessário ignorar as considerações à importância da ideia, à sua usabilidade, à sua praticabilidade. Neste patamar, todas as ideias são iguais. É necessário atrasar o julgamento enquanto ainda não se terminou a geração das ideias.
O segundo princípio é relativo à quantidade e qualidade da criatividade. Quanto mais ideias forem geradas, será mais provável encontrar umaboa ideia. A técnica de brainstorming tira vantagem de associações que se desenvolvem quando se consideram muitas ideias. Uma ideia pode levar a uma outra. Ideias más podem levar a boas ideias.


Regras

As quatro principais regras do Brainstorming são:
Críticas são rejeitadas: Esta é provavelmente a regra mais importante. A não ser que a avaliação seja evitada, o princípio...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • Brainstorming
  • brainstorming
  • Brainstorming

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!