BOVESPA

Páginas: 9 (2098 palavras) Publicado: 4 de outubro de 2013
A Bolsa de Valores de São Paulo

1 HISTORIA DA BOVESPA

Conforme a visita a bolsa de valores no dia 03 de maio de 2013, a bolsa livre foi fundada por Emilio Rangel Pestana no dia 23 de agosto de 1890, um ano depois a Bolsa livre foi fechada devida a politica Encilhamento. Quatro anos depois em 1895, foi aberta a Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, que deu continuidade na evolução domercado de capitais brasileiro

No ano de 1934 a Bolsa instalou-se no Palácio do Café, localizada no Pátio do colégio, seu nome foi alterado para Bolsa Oficial de Valores de São Paulo, mas em meados de 1960 a Bovespa e outras Bolsas brasileiras eram entidades oficialmente corporativas vinculadas as secretarias de finanças de cada estado, eram 27 Bolsa de Valores em todo Brasil que eram compostas porcorretoras nomeadas pelo poder publico.

Com a reforma do sistema financeiro nacional e do mercado de capitais implementados na bolsa em 65 e 66 as bolsas assumiram a características institucional, transformando – se em associações sem fim lucrativos, com autonomia administrativa, financeira e patrimonial

Desde do inicio dos Mercados capitais no Brasil, a Bolsa de Valores no Rio de Janeirofoi o grande mercado de ações no Pais, a partir da década de 1970 em decorrência dos efeitos do crash a mesma começou a perder espaço para Bolsa de Valores de São Paulo, aonde as bolsas efetuaram um acordo de integração entre as mesmas, desde então a BOVESPA passou a concentrar toda as negociações do Brasil por volta do ano 2000.

Com o passar do tempo a BOVESPA oferece ampla gama de produtos eserviços tais como : Renda Fixa, ações, cambio pronto, índices, taxas, entre outros, com um modelo de mercado diversificado e integrado, oferece um sistema de custodia completo, aonde por meio de pregão eletrônico possibilita seus clientes a realizar operações destinadas a compra e vendas de ações, transferências de risco de mercado, arbitragem de preço e alavancagem de posições.Em 2006 a BOVESPA começa a operar por pregão eletrônico, aonde e utilizado pelo governo brasileiro para realizar contratos administrativos de bens e serviços comuns, independente do valor estimado, O pregão eletrônico funciona através da web aonde o fornecedor interessado a participar do pregão eletrônico efetua um cadastro e recebe uma senha que permite o acesso a opção paracertificação da empresa.

O pregão eletrônico foi criado visando aumentar o numero de participantes e baratear o processo licitatório do mesmo, pois através desse método permite a participação de varias empresas de diversos estados a ampliar a disputa licitatória, além da agilidade e transparência que facilita uma negociação eficaz entre os licitantes.

Em maio de 2008 foi efetuada a integraçãoda BM&F ( bolsas de derivativos) e da BOVESPA ( bolsas de ações ) surgindo a BM&FBOVESPA, sendo atualmente a única bolsa de valores mobiliários do Brasil e também provedora de serviços de contraparte central, como de custodia de títulos.

Além disso a BM&FBOVESPA ocupa a posição destacada entre as maiores bolsas do mundo em valor de mercado e a segunda colocação no ranking das américas (Agostode 2012).

2. BM&F

A BM&F teve inicio das suas operações em janeiro de 1986, porem na década de 1990 fortaleceu sua posição no cenário nacional, consolidando-se como o principal centro de negociação de derivativos da américa Latina. Com objetivo de proporcionar um conjunto integrado de serviços adquiriu em 2002 a Bolsa de Valores do Rio de Janeiro e coordenou a criação da Bolsa Brasileira deMercadorias. Nesse mesmo ano implantou novos sistemas de pagamentos, lançando a Clearing de Cambio, dois anos depois acabou ampliando seu espaço estratégico na atuação com inicios das atividades da Clearing de Cambio Ativo e do Banco BM&F.

Em 2007 iniciou um processo de desmutualização preparando-se para abertura de capital, formando uma parceria com CME Group envolvendo um investimento...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • BOVESPA

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!