Bovespa

Páginas: 5 (1014 palavras) Publicado: 2 de maio de 2014
BOVESPA




RESUMO


"Vendo! Compro! Fechado!" Isso é o que mais se ouve numa bolsa de valores. À primeira vista, o circo financeiro parece indecifrável. Mas o mercado acionário não é tão complicado. Tudo começa quando uma empresa decide lançar ações ao público. Isso se chama abrir o capital. Essa iniciativa atrai novos acionistas que injetam dinheiro na empresa. Em caso de lucro, bompara todos. Se houver prejuízo, as perdas também são divididas proporcionalmente. Mas para participar das apostas na bolsa, a companhia precisa primeiro credenciar-se em uma corretora de valores. Essas instituições estão por trás de todas as negociações, fazendo as transações para quem quer investir em ações e mantendo a bolsa financeiramente.
.


Palavras-chave: Mercado. Iniciativa. Bolsa deValores. Dinheiro.


1 INTRODUÇÃO

As bolsas de valores, embora ainda não tivessem esse nome, foram instituídas oficialmente no país por meio de vários decretos imperiais em 1851, que tratavam da intermediação de negócios no Rio de Janeiro, Bahia, Pernambuco, Maranhão e Pará. Foi estabelecido, por exemplo, que no Rio de Janeiro "a Casa da Praça do Comércio [era] o único lugar competente para areunião de corretores".

2 O QUE É BOVESPA ?

A Bovespa é uma entidade sem fins lucrativos responsável pela intermediação e negociação de ações de empresas brasileiras. Subordinada ao Banco Central e à Comissão de Valores Mobiliários, a Bovespa tem como sócios as corretoras de valores, que são suas cotistas.
São cerca de 100 corretoras de valores que intermediam as operações do mercado. Ascorretoras podem ser regionais, nacionais ou internacionais.
Em 1890, Emílio Rangel Pestana fundou a Bolsa Livre de São Paulo, no contexto da modernização da economia do país, empreendido pela República inaugurada no ano anterior. A iniciativa durou apenas 14 meses, pois não resistiu à crise financeira que decorreu à política econômica de Rui Barbosa.
Em 1895, deu-se prosseguimento ao projetocom a fundação da Bolsa de Fundos Públicos de São Paulo, organizada por corretores, que passaram a ser nomeados e destituídos pelo governo.
Nessa época, os corretores se reuniam ao redor de uma balaustrada e os negócios realizados eram registrados numa enorme pedra negra. Por isso, esse período ficou conhecido como Idade da Pedra.
Em 1917, um grupo de agentes de negócios fundou a Bolsa deMercadorias de São Paulo, com objetivo de organizar o mercado a termo no estado, no intuito de proteger compradores e vendedores das oscilações dos preços dos produtos agrícolas.
Paralelamente, na Bolsa de Fundos Públicos, os negócios com ações, câmbio e títulos públicos aumentavam. Em 1934, a Bolsa se instalou no Palácio do Café, no Pátio do Colégio, e no ano seguinte passou a chamar-se Bolsa Oficial deValores de São Paulo. Os negócios eram realizados na Corbeille, um balcão circular ao redor do qual se sentavam os corretores oficiais e onde eram apregoados os valores das ações, eram 27 bolsas de valores em todo o Brasil. Esses corretores eram nomeados pelo poder público. Esta configuração durou até a década de 1960. Volume financeiro movimentado na Bovespa no mercado a vista em 2007 (Ajustadopelo IPCA). Os valores são até 26 de dezembro.
Ano - volume negociado (em R$)
• 2000 - 260 bilhões
• 2001 - 195 bilhões
• 2002 - 168 bilhões
• 2003 - 207 bilhões
• 2004 - 297 bilhões
• 2005 - 367 bilhões
• 2006 - 530,8 bilhões
• 2007 - 1,019 trilhão
• 2008 - 1,37 trilhão (Fonte: balanço 2008 Bovespa)




3 INOVAÇÃO

A ampliação do uso da informática foi a marca das atividades daBOVESPA em 1999, com o lançamento do Home Broker e do After-Market, ambos meios para facilitar e tornar viável a desejada participação do pequeno e médio investidor no mercado.
O Home Broker permite que o investidor, por meio do site das Corretoras na Internet, transmita sua ordem de compra ou de venda diretamente ao Sistema de Negociação da BOVESPA. Neste sentido, o sistema da BOVESPA é único...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • Bovespa
  • BOVESPA
  • bovespa

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!