BOURDIEU IVANY 1

988 palavras 4 páginas
A TEORIA DE PIERRE BOURDIEU

“às diferentes posições que os grupos ocupam no espaço social correspondem estilos de vida, sistemas de diferenciação que são a retradução simbólica de diferenças objetivamente inscritas nas condições de existência” (BOURDIEU, 1983).

Bourdieu teve o mérito de formular uma resposta original, abrangente e bem fundamentada, para o problema das desigualdades escolares. Ele vê a escola como reprodutora, uma vez que ela reproduz as desigualdades sociais. No Brasil essas desigualdades são marcas da formação da sociedade brasileira. Dentro de seus estudos o sociólogo questiona a neutralidade da escola e detecta um jogo de dominação e reprodução de valores. A teoria de Bourdieu auxilia-nos a verificar nossas desigualdades sociais realizando um paralelo com das desigualdades de oportunidades.
Dois conceitos principais fundamentam a teoria de Bourdieu, o conceito de hábitos e de campo, essas teorias se entrelaçam e se tornam interdependentes, uma é o meio e a outra a consequência. Para ampliarmos nosso entendimento sobre as teorias desse sociólogo é imprescindível que compreendamos esses conceitos de forma isolada e associada.
O habitus é uma forma de disposição à determinada prática de grupo ou classe, ou seja, é a interiorização de estruturas objetivas das suas condições de classe ou de grupo sociais que gera estratégias para a resolução de problemas, essas práticas ocorrem em um determinado campo que é definido pelo espaço estruturado por posições e concorrências, essa estruturação é possibilitada pela posse do capital. Bourdieu nos coloca a existência dos diferentes capitais para a estruturação do espaço social e nos apresenta quatro tipos de capital: capital econômico (rendas, salários, imóveis), capital cultural (saberes e conhecimentos reconhecidos por diplomas e títulos), capital social (relações sociais que podem ser revertidas em capital, relações que podem ser capitalizadas) e o capital simbólico (prestígio e/ou honra).

PIERRE

Relacionados

  • Exercícios
    72052 palavras | 289 páginas
  • 1255052
    41658 palavras | 167 páginas
  • Bullying
    411387 palavras | 1646 páginas
  • PNE 2
    75639 palavras | 303 páginas