boqueteiradaluizaSem t tulo 1

15352 palavras 62 páginas
Na recente sociedade de controle é preciso estar conectado a todo momento, expandem-se conexões que não se dão apenas por um cabo plugado em um computador, mas estão em smarthphones, iPhones, tablets, iPads. Atualizações simultâneas de status e do que acontece no planeta.
Bytes trafegam em cabos, em fibras óticas, em wireless, todos atravessados por protocolos que possibilitam a conexão e que enviam dados de um canto a outro monitorados por um servidor. Alimenta-se bancos de dados que aumentam de tamanho exponencialmente, armazenando em bytes para formar gigabytes e yottabytes.
Não se está mais diante da sociedade disciplinar em que ia-se de uma instituição a outra, em que fechavam-se ciclos, mas, agora nunca se termina nada, nem se para de alimentar bancos de dados em um fluxo computo-informacional.
Este fluxo é característico da sociedade de controle, demarcada por Gilles
Deleuze, e que emergiu no pós-Segunda Guerra. Nas recentes sociedades de controle não se trata do exercício de poder em rede da sociedade disciplinar caracterizado nos estudos de Michel Foucault.
Demarca-se essa transposição da sociedade disciplinar, erigida no século XVIII, para a sociedade de controle por meio do desenvolvimento de novas tecnologias, como os computadores e a internet.
Diante disto, adotou-se metodologicamente a noção de pequena guerra de
Pierre-Joseph Proudhon e a análise histórico-política de Michel Foucault. Como os anarquistas atualizam suas lutas diante da expansão de controles em fluxo inerentes à internet e à sociedade de controle? A pergunta que atravessa este trabalho também se coloca como uma pequena guerra diante da política e das modulações. Há vida libertária na internet?
A pequena guerra é uma luta cotidiana infindável, uma relação de forças que não pode ser pacificada. Não é a guerra precedente da paz declarada por tratados de
Estados. É a pequena guerra na tensão da análise serial de Proudhon em que não há síntese, mas uma tensão interminável entre autoridade e

Relacionados