Bomba deinsulina

1537 palavras 7 páginas
Tipos de Insulina

A principal característica que distingue os diferentes tipos de insulinas disponíveis no mercado é a sua farmacocinética. Ou seja, variam consoante o seu início de ação, a sua duração de ação e o tempo necessário para atingir a sua concentração máxima. Assim, e de um modo geral as insulinas dividem-se em 4 tipos, de acordo com a sua duração de ação: * Insulinas de ação ultra-curta; * Insulinas de curta duração de ação; * Insulinas de ação intermédia; * Insulinas de longa duração de ação.

Insulinas de ação ultra-curta

Estas insulinas são análogos da insulina humana, obtidas por tecnologia DNA recombinante.

Existem, atualmente 2 insulinas deste tipo comercializadas - a insulina lispro e a insulina aspart.

A primeira é obtida pela transposição dos aminoácidos prolina e lisina na posição 28 e 29 na Cadeia B. Já a insulina aspart é obtida através da substituição do aminoácido prolina situado na posição 28 da Cadeia B por ácido aspártico. Tais alterações, conduzem a uma menor tendência para formar hexâmeros em solução, traduzindo-se por isso, numa absorção mais rápida do que as insulinas de curta duração de ação, a partir do local da administração subcutânea. Têm um início de ação mais rápido e uma duração de ação menor possibilitando a sua administração imediatamente antes da refeição.

Apresentam-se como soluções claras e com um pH neutro, podendo ser administradas por via subcutânea direta, ou em perfusão contínua com recurso a bombas perfusoras.

Insulinas de curta duração de ação

Estas insulinas também designadas por insulinas solúveis, regulares ou cristalinas, contêm a molécula de insulina não modificada em solução.

Apresentam um aspecto cristalino, pois existem sob a forma de solução, caracterizando-se por possuírem uma absorção rápida e uma duração de ação curta.

Apresentam a particularidade de poderem ser administradas por via intravenosa em perfusão contínua no tratamento de descompensações

Relacionados

  • Cetoacidose diabética
    2228 palavras | 9 páginas
  • faculdade
    6476 palavras | 26 páginas
  • Principais indicações do cateterismo vesical:
    8331 palavras | 34 páginas