BOLHA

Páginas: 3 (531 palavras) Publicado: 21 de novembro de 2013
Milionários surgiam num clique. Jornalistas abandonavam suas carreiras para ganhar até 10 vezes mais em paraísos ponto-com. Espigões de vidro pipocavam como cogumelos ao sol na Vila Olímpia, em SãoPaulo. Mestres de cerimônias e conferencistas não davam conta da demanda dos eventos da semana.

Curiosamente, a gota d’água do estouro da bolha foi outra pegadinha: o bug do milênio. Estimuladaspela paranóia e gente mal intencionada, as empresas gastaram fortunas para se preparar para a tragédia anunciada, que nunca veio. Já com recursos em baixa, o mercado começou a abrir o bico ainda noprimeiro trimestre de 2000.

O hit da estação era a sigla IPO: iniciais da expressão inglesa que significa o lançamento das ações de uma nova empresa no mercado financeiro. Descolar uma grana num IPOparecia brincadeira de criança. Era só quebrar o pote de barro e se deleitar na chuva de moedas de ouro.

Fernando Espuelas, um uruguaio de trinta e poucos anos na época, arrecadou cerca de U$ 500milhões de dólares para a decolagem da sua Starmedia. Uma empresa surgida, segundo ele próprio, de uma visão que teve no topo de uma montanha do Nepal: a de um “vale sem fronteiras de comunicação entreos povos da América Latina.”

Além da visagem poética, os investidores foram movidos por faturar um mercado de 25 milhões de consumidores. E também por um outro detalhe que dá bem a idéia do surtoirracional coletivo que todos estavam envolvidos.

Dois meses antes do lançamento da Starmedia na bolsa, Espuelas empastelou os vagões e estações do metrô de Nova York com out-doors coloridos:“Starmedia, a sua comunidade na Internet” . Com um reforço especial nas linhas que levam os rapazes para trabalhar em Wall Street, centro financeiro da cidade.

Depois que a montanha de dinheiro viroupó, muitos deles confessaram envergonhados que foram indiretamente influenciados por aquele brutal esforço de mídia subterrânea.

Ao contrário de Espuelas, Jeff Bezos é um cara que acredita na...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • bolha
  • Bolhas
  • bolha
  • BOLHA
  • bolha imbiliaria
  • Bolhas de sabão
  • A bolha imobiliária
  • Bolha Imobiliária

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!