bobina de tesla preprojeto

452 palavras 2 páginas
CENTRO UNIVERSITÁRIO NEWTON PAIVA
FACULDADE DE CIÊNCIAS EXATAS E TECNOLOGIA

ANNA LUIZA ARAUJO BAPTISTA
FRANCISCO ALVES DA SILVA JUNIOR

BOBINA DE TESLA

Belo Horizonte
2015

Anna Luiza Araujo Baptista
Francisco Alves da Silva Junior

BOBINA DE TESLA

Artigo acadêmico apresentado ao curso de engenharia elétrica, da faculdade de ciências exatas do Centro Universitário Newton Paiva com requisito parcial para obtenção de pontos na matéria de Projeto Aplicado 3.

Belo Horizonte
2015
INTRODUÇÃO

A bobina de tesla foi desenvolvida por o físico croata Nikola Tesla (1856 - 1943), buscando inicialmente produzir correntes elétricas à longa distância (1899), utilizando uma bobina de 12 milhões de volts, Nikola conseguiu produzir descargas elétricas com 38 metros de extensão. Nikola Tesla foi também o responsável pela fabricação dos primeiros alternadores.
Na verdade, a bobina de testa é, um transformador, que produz tensões elevadas sob altas frequências. A bobina de tesla precisa que os circuitos primários e secundários estejam sintonizados para que se oscilem na mesma frequência, sem isso a energia do circuito primário não é transferida com eficiência para o circuito secundário.
OBJETIVO GERAL (o que a pesquisa quer investigar?)

Projetar e construir um bobina de tesla e demonstrar fenômenos elétricos e eletromagnéticos que são conectados à bobina e que se baseiam em princípios eletrodinâmicos.

OBJETIVO ESPECIFICO (quais são os passos da pesquisa?)

Construir um prototipo e utiliza-lo para uma demonstração pratica, e auxiliar uma compreensão do conteudo de ensino;
Demonstrar a partir do prototipo da bobina de tesla, que se é possivel acender uma lampada fluorescente ou de neon a uma certa distância;
Demonstrar fenômenos elétricos e eletromagnéticos que são conectados à bobina e que se baseiam em princípios eletrodinâmicos. A bobina de tesla poderá nos dar uma visão de certos efeitos elétricos interessantes, em benefício de

Relacionados