BOBBIO NORBERTO VERBERTE PODER

2306 palavras 10 páginas
Marcos Paulo Carlesci Pereira
BOBBIO, Norberto, 1909- “Dicionário de política” I Norberto Bobbio, Nicola Matteucci e Gianfranco Pasquino - Brasília: Editora Universidade de Brasília, 11º ed., 1998. Vol. 1.- p. 933-942

OBJETIVO:
O Poder que nos interessa analisar em relação ao estudo da política é o que uma pessoa ou grupo tem ou exerce sobre outra pessoa ou grupo. (pág. 934)
HIPÓTESES
DEFINIÇÃO
Poder designa a capacidade ou a possibilidade de agir, de produzir efeitos.
Em sentido especificamente social, o Poder torna-se mais preciso, e seu espaço conceptual pode ir desde a capacidade geral de agir, até à capacidade do homem em determinar o comportamento do homem: Poder do homem sobre o homem. O homem é não só o sujeito mas também o objeto do Poder social. (pág. 933)

O Poder sobre o homem é sempre distinto do Poder sobre as coisas. E este último é relevante no estudo do Poder social, na medida em que pode se converter num recurso para exercer o Poder sobre o homem. (pág. 934)

Segundo Hobbes em Leviatã: “O Poder de um homem...consiste nos meios de alcançar alguma aparente vantagem futura”.
Segundo Gumplowicz, a essência do Poder “consiste na posse dos meios de satisfazer as necessidades humanas e na possibilidade de dispor livremente de tais meios” (pág. 934)

Poder não reside numa coisa (no dinheiro, no caso) mas no fato de que existe um outro e de que este é levado por mim a comportar-se de acordo com os meus desejos. O Poder social não é uma coisa ou uma posse: é uma relação entre pessoas. [...] o Poder é portanto uma relação entre os homens, (pág. 934)

O PODER ATUAL (EM ATO)

O Poder em ato (atual) é uma relação entre comportamentos. Consiste no comportamento do indivíduo A ou do grupo A que procura modificar o comportamento do indivíduo B ou do grupo B em quem se concretiza a modificação comportamental pretendida por A[...] (pág. 936)

Dentro do exercício do Poder, o comportamento de A é causa do comportamento de B, é apenas dizer, pelo

Relacionados