blindagem balística de veóculos: uma apresentação didática

2232 palavras 9 páginas
Blindagens Balísticas de Veículos:
Uma apresentação didática
José Renato Andrade Ribeiro Engenheiro Mecânico e de Automóveis / Mestre em
Ciência dos Materiais. jrar@terra.com.br RESUMO
A evolução da violência trouxe para as ruas armas e munições consideradas de emprego militar. Como resposta, a blindagem balística, anteriormente restrita a usos específicos, também intensificou sua presença nas ruas, ampliando-se bastante este mercado. Este artigo tem como finalidade apresentar, de uma forma didática, a composição e os materiais usados na blindagem balística militar e associar estes conhecimentos com o que hoje é empregado na blindagem de veículos civis.

INTRODUÇÃO
A blindagem balística é um dos meios de proteção empregados pelos veículos. Outros fatores também contribuem para essa proteção, como por exemplo, a mobilidade, capaz de permitir a um motorista treinado evitar uma situação de perigo.
Neste artigo tratar-se-á, apenas, da blindagem balística, de uma forma resumida, geral e didática. Deseja-se assim propiciar ao leitor uma visão geral do assunto, formando uma base de conhecimento que facilite o posterior aprofundamento de conhecimentos nesse campo da tecnologia.

2

Assim, de maneira simplificada, apresentar-se-á a composição da blindagem militar, com uma breve descrição de cada parte e sua função. Paralelamente, será apresentada a blindagem usada em veículos civis, relacionando esta blindagem com a militar.
COMPOSIÇÃO DA BLINDAGEM MILITAR
Geralmente, a blindagem de uma viatura pode apresentar três partes:
-uma parte central, formada pela própria carcaça da viatura. Essa é a única parte que estará sempre presente. As outras duas, que serão apresentadas a seguir, podem ou não estar compondo a blindagem, dependendo do grau de proteção que se deseja;
-outra porção componente da blindagem é aquela colocada na parte interior da carcaça;
-da mesma forma, pode-se empregar um terceiro componente, montado exteriormente à
carcaça.

Relacionados