Blade Runner

Páginas: 15 (3726 palavras) Publicado: 21 de outubro de 2013
E. E. B. São João Bosco












Primeira Guerra Mundial
Aluno: Tiago Francês












Apiúna 06/2012
Introdução
A Guerra iniciada em 1914 englobou a maior parte dos países europeus, tornando-se progressivamente um conflito mundial. Este foi seu aspecto particular em relação aos conflitos anteriores. De forma global, os fatores da guerra estão ligados aosinteresses econômicos dos Estados europeus, à corrida colonialista, e ao nacionalismo exarcebado. No primeiro momento da guerra, a fronteira da França foi cruzada pelos alemães, cujo avanço foi detido em seguida.
Começou, então, a Guerra das Trincheiras, que se arrastaria quase até o fim da guerra. No total, sacrificaram-se mais de 10 milhões de vidas. As tentativas alemãs de ruptura foram contidaspelos Aliados, mas em compensação os ataques destes foram detidos pelos alemães. A entrada dos Estados Unidos e a saída da Rússia aceleraram o desfecho da guerra. Aos Aliados foram favorecidos. No ano de 1918, travou-se a Batalha da França, última e desesperada ofensiva alemã, que se extinguiu na Segunda Batalha do Marne. Rompidas as linhas germânicas pela ofensiva de Foch, vencidos os Aliados daAlemanha, a esta não restava alternativa senão solicitar o armístico.

Objetivo Geral
Adquirir conhecimento sobre a Primeira Guerra Mundial e conhecer a seus assuntos.

Primeira Guerra Mundial
A Primeira Guerra Mundial durou de 1914 a 1918 e suas raízes encontravam no final do século XIX, particularmente após 1870.
O Cenário da Guerra
Na preparação da Primeira Guerra Mundial participaram aspotencias imperialistas, cujo objetivo era a repartição do mundo, a fim de garantir matéria prima, mercado consumidor a Mao de obra para a sua produção industrial.
A Inglaterra dominava a maioria dos mercados mundiais, seguida pela Alemanha. O governo alemão, para consolidar os seus intentos imperialistas, projetou a construção de uma estrada de ferro ligando Berlim a Bagdá, para o transporte depetróleo do golfo Pérsico aos mercados ocidentais. A Inglaterra se opôs a esse projeto por que traria dificuldades para o comércio com suas colônias.
Enquanto isso os nacionalistas franceses pregavam o revanchismo à Alemanha com o intento de recuperar territórios perdidos de Alsácia-Lorena.
Finalmente a França e a Alemanha disputavam o domínio do Marrocos ao norte da África. Em 1911 a françaanexou o Marrocos, porém, cedeu à Alemanha parte do Congo francês.
Belle Époque
A Belle Époque é normalmente compreendida como um momento na trajetória histórica francesa que teve seu início no final do século XIX, mais ou menos por volta de 1880, e se estendeu até a eclosão da Primeira Guerra Mundial, em 1914. Mas, na verdade, não é possível demarcar tão rigorosamente seus limites, uma vez queela é mais um estado espiritual do que algo mais preciso e concreto.
No Brasil, por exemplo, este período tem início em 1889, com a Proclamação da República, e vai até 1922, quando explode o Movimento Modernista, com a realização da Semana da Arte Moderna  na cidade de São Paulo. A Belle Époque brasileira é, no entanto, instaurada lentamente no país, por meio de uma breve introdução que começa emmeados de 1880, e depois ainda sobrevive até 1925, sendo aos poucos minada por novos movimentos culturais.
Esta era é até hoje relembrada como uma época de florescimento total do belo, de transformações, avanços e paz entre o território francês, onde este movimento se centralizou, e os países europeus mais próximos. Surgem novas descobertas e tecnologias, e o cenário cultural fervilha com oaparecimento dos cabarés, do cancan, do cinema. A face artística é subvertida com o nascimento do Impressionismo e da Art Nouveau. Em outras terras a arte e a arquitetura nascentes neste momento são conhecidas como obras de estilo ‘Belle Époque’.
No Brasil a ligação com a França é profunda nesta fase da História. Entre os membros da elite brasileira, era inconcebível não ir a Paris ao menos uma vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Blade runner
  • Blade runner
  • Blade runner
  • blade runner
  • Blade Runner Antropologia
  • Análise Semiótica Blade Runner
  • Analise blade runner
  • Resumo do filme blade runner

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!