bkhtinh

1479 palavras 6 páginas
29/9/2014

Textos círculo 2010: BAKHTIN E A ATIVIDADE ESTÉTICA – A PRODUÇÃO DE SENTIDO SOBRE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS EM UM GRUP…

Textos círculo 2010 segunda-feira, 20 de setembro de 2010

BAKHTIN E A ATIVIDADE ESTÉTICA – A
PRODUÇÃO DE SENTIDO SOBRE PRÁTICAS
PEDAGÓGICAS EM UM GRUPO DE
PROFESSORES

Maria Aparecida Vilela Mendonça Pinto Coelho[1]
Thelma Cardinal Duarte Campaña[2]

(...) Não sou o herói da minha vida. (...). Meu ser-existência carece de valor estético, de significado de enredo, assim como minha existência física carece de significação plástico-pictural (BAKHTIM 2006, p. 102).
O que torna o trabalho de Bakhtin apaixonante e dotado de originalidade é a dimensão estética que o permeia, seu pensamento que se articula em torno da relação da pessoa com o seu outro, através do qual ela encontra um sentido para sua vida, nas relações entre o autor e o personagem. Vai além do aspecto puramente lingüístico, em direção a uma metalingüística, para estudar o enunciado. O enunciado pertence a um universo de relações dialógicas inteiramente diferentes das relações meramente lingüísticas. Enquanto a palavra e a sentença são uma unidade da linguagem, o enunciado é uma unidade da comunicação discursiva (FREITAS, 2003, p. 135).
Nesse sentido, toda enunciação tem dois aspectos: o lingüístico e o contextual, sendo que este se relaciona com a realidade e se produz num contexto social. Desta forma, todo enunciado é um diálogo, uma relação entre pessoas e se caracteriza por seu conteúdo e por seu sentido. Exige uma compreensão complexa, na qual o ouvinte decodifica e relaciona o que está sendo dito com o que ele presume. Um enunciado possui duas partes: uma percebida ou realizada em palavras e a outra presumida. A parte presumida se refere aos julgamentos de valor e é, portanto, social.
O enunciado sempre cria algo, algo novo e irreproduzível, algo que está relacionado com um valor (a verdade, o bem, a beleza, etc). O dado se reconstrói no

Relacionados