bjnn,l

321 palavras 2 páginas
O ser humano da sociedade contemporânea, cercado por coerções sociais, ditames, modismos e contratempos, tem o mau humor como um sintoma cada vez mais frequente. Quando asfrustrações são intensas e o indivíduo não consegue mais encarar os problemas de forma positiva, o mau humor passa de sintoma a doença grave, como a distimia e a depressão. Entretanto,o equilíbrio se faz necessário, para que seja possível manter um mínimo de leveza ao cotidiano.
O estresse e o mau humor têm, em grande parte, crescido por conta daspressões e idealizações atuais. O mesmo modelo de felicidade é compartilhado pela maioria da população, o que é problemático, já que cada um tem suas próprias necessidades.Quando um indivíduo se acha inferior em relação aos demais ou sente-se incapaz de realizar determinada tarefa, seu mau humor se torna crônico. A falta de paciência, asreclamações, o choro e a angústia, por exemplo, são conseqüências disso e acabam afastando pessoas e se transformando em doenças.
O dito popular “rir é o melhor remédio” se faz muitoválido e coerente nessas situações. Sem o mínimo de bom humor, não seria possível enxergar que há muito mais do que uma realidade difícil. Freud já apontava o bom humor comocaracterística do ser humano sadio, que sabe rir de si mesmo e brincar até com as mais complicadas situações.
É importante, porém, separar humor da ironia e do deboche. Nessasocasiões, a aparente piada e o comentário sarcástico são feitos com o intuito de machucar ou de diminuir alguém, o que não é saudável.
Conclui-se que o bom humor é fundamental para quepossamos viver com leveza e sem excessivas cobranças. Problemas existem e são compartilhados por todas as pessoas, porém é possível enfrentá-los com mais calma e

Relacionados

  • APOSTILA DE FARMACIA MODULO 3
    159201 palavras | 637 páginas