Biólogo e botânico austríaco de origem checa Johann (Gregor) Mendel

1105 palavras 5 páginas
Biólogo e botânico austríaco de origem checa
Johann (Gregor) Mendel
22 de junho de 1822, Heinzendorf (atual República Checa)
6 de janeiro de 1884, Brno (atual República Checa)
Da Página 3 Pedagogia & Comunicação Gregor Mendel, o fundador da genética

Johann (Gregor) Mendel nasceu em Heinzendorf (que, naquela época, pertencia à Áustria, mas hoje faz parte da República Checa), a 22 de junho de 1822, e morreu em Brno, Morávia (atual República Checa), a 6 de janeiro de 1884. Filho de camponeses, cedo se apaixonou pelo estudo das plantas. Em 1843 entrou para o convento de Brno, da Ordem dos Agostinianos, e, depois de ordenar-se em 1847, estudou física e ciências naturais na Universidade de Viena. Ao entrar para a vida religiosa, ele substituiu seu nome de batismo (Johann) por Gregor.

Nos jardins do convento, Mendel iniciou, em 1856, as experiências sobre hibridação de ervilhas-de-cheiro, em que prosseguiu durante dez anos. Elas lhe permitiram estabelecer as leis que regem a hereditariedade.

Mendel criou um sistema para contagem dos híbridos resultantes do cruzamento das plantas e, tomando por base a altura dos vegetais e a cor das sementes e das flores, formulou leis relativas à hereditariedade dos caracteres dominantes e recessivos.

Essas leis, que colocam em evidência a descontinuidade do patrimônio hereditário, credenciam Mendel como fundador da genética. Foram confirmadas muitos anos depois, por diversos pesquisadores, e constituem a base da teoria cromossômica da hereditariedade.

Mendel publicou o resultado de suas pesquisas nos trabalhos Experiências sobre híbridos das plantas, de 1865, e Alguns híbridos do Hieracium obtidos por fecundação artificial, de 1869. Esses trabalhos foram apresentados à Sociedade de Ciências Naturais de Brno, mas não receberam nenhuma atenção.
Esquecimento de uma obra-prima
A indiferença dos contemporâneos de Mendel é explicada, em parte, pelo caráter insólito do pensamento desse padre, que poderia parecer

Relacionados

  • Pesquisa Biografia Mendel
    3462 palavras | 14 páginas
  • Grego meldel
    2703 palavras | 11 páginas
  • Fisica
    188505 palavras | 755 páginas
  • A INFORMACAO JAMES
    183013 palavras | 733 páginas