Grego meldel

2703 palavras 11 páginas
Gregor Mendel | | |

Gregor Mendel
Gregor Mendel, nasceu em Heizendorf, na Áustria, no ano de 1822 (HENIG, 2001). Ele é considerado hoje o pai da genética por ter sido o primeiro cientista a descobrir os mecanismos básicos da hereditariedade. Com seu trabalho “Ensaios sobre a hibridização de plantas”, descobriu os princípios da transmissão hereditária e formulou Leis que são o fundamento base de toda a Genética atual.
Depois de cultivar as ervilhas durante um período de dois anos, conseguiu isolar as linhagens puras, mais especificamente 22 linhagens, e podia observar nelas sete traços bastante distintos. Sete traços fáceis de identificar a olho nu e que nunca se misturavam.
Seu objetivo era observar esses caracteres (traços) e verificar de que forma eram transmitidos aos descendentes nas sucessivas gerações.
Os sete traços que Mendel observava em suas plantas eram os seguintes:
1. Forma ou aspecto da semente: lisa ou rugosa
2. Cor da semente: verde ou amarela
3. Cor da película ou casca da semente: branca ou cinzenta
4. Forma da vagem: lisa ou ondulada
5. Cor da vagem: verde ou amarela
6. Localização da flor: axial (ao longo do caule) ou terminal (na ponta do caule)
7. Altura da planta: alta ou baixa
Calcula-se que no final do seu experimento, Mendel contou mais de 10.000 plantas, 40.000 flores e 300.000 sementes. E aí entra outra paixão do monge: a contagem. Era um apaixonado por matemática. Finalmente estudou, interpretou os dados, empregou análises estatísticas e formulou suas leis. Descobriu um princípio genético fundamental: a existência de características devido a um par de unidades (partículas) elementares da hereditariedade, conhecidas atualmente como genes. Estabeleceu pela primeira vez os termos dominante e recessivo e, além disso, foi também o primeiro a expressar e explorar dois conceitos muito importantes: as diferenças entre fenótipo e genótipo (HENIG, 2001).
Mendel publicou oficialmente seu artigo no meio científico num total de

Relacionados

  • Pizzaria
    12882 palavras | 52 páginas