Bizu usinagem

4103 palavras 17 páginas
Usinagem: prova I
* Torneamento = processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies de revolução com auxilio de uma ou mais ferramentas monocortantes (destinada a remoção de cavaco), a peça gira em torno do eixo principal de rotação da máquina e a ferramenta se desloca segundo um trajetória coplanar com o referido eixo.
* Aplainamento = processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies regradas geradas por um movimento retilíneo alternativo da peça ou da ferramenta.
Rebaixamento = destinado a obtenção de uma forma qualquer na extremidade de um furo.
* Mandrilamento = destinado a obtenção de superfícies de revolução que precisam manter regularidades de centros com auxilio de uma ou mais ferramentas de barra.
* Fresamento = processo mecânico de usinagem destinado a obtenção de superfícies quaisquer com o auxilio de ferramentas geralmente multicortantes, a ferramenta gira e a peça ou a ferramenta se deslocam segundo uma trajetória qualquer.
* Brochamento = destinado a obtenção de superfícies quaisquer com auxilio de ferramentas multicortantes onde a ferramenta ou a peça se deslocam segundo uma trajetória retilínea, coincidente ou paralela ao eixo da ferramenta.
* Brunimento = processo de usinagem por abrasão empregado no acabamento de furos cilíndricos.
* Fresamento = obtenção de superfícies quaisquer com auxilio de ferramenta multicortante, o fresamento discordante é indicado em caso de folga na mesa.

Movimentos na usinagem
* Movimento discordante = ferramenta e peça avançam em sentido contrario, indicado em casos de folga na mesa, nesse caso a ferramenta apresenta um maior desgaste.
* Movimento concordante = ferramenta e peça avançam no mesmo sentido, a ferramenta apresenta uma maior vida útil.
* Movimentos ativos = promovem remoção do material ao ocorrerem, podem ser: 1 - de corte = movimento entre a ferramenta e a peça que provoca remoção de cavaco durante uma única rotação ou um curso da ferramenta; 2 - de avanço =

Relacionados