biuiuhubg

297 palavras 2 páginas
A semiótica, é um campo da lingüística que tenta descrever a semântica, dentro da semiótica existem muitas correntes, porém, aqui será descrita a Greimasiana, de Algirdas Juliem Greimas.
A partirdela tenta-se estabelecer os sentidos que estão presentes em um texto que é constituído por um plano de expressão e um plano de conteúdo. O plano de expressão (PE) é a materialidade do texto, ou seja, onível da manifestação, enquanto que o plano de conteúdo (PC) é abstrato. Essa relação PE/PC é interdependente, isto é, uma não existe sem a outra. Porém, focaremos aqui apenas a parte do PC.
PLANODE CONTEUDO
Se divide em três níveis que gradativamente vão diminuindo o grau de abstração:
1) nível fundamental: o mais abstrato, simples e geral
2) Nível narrativo
3) Nível discursivo: o menosabstrato, mais complexo e especifico
Todos esses níveis se estabelecem na base da interdependência, assim não são camadas que se iniciam ao termino da anterior, mas sim planos que dependem um do outropara a construção do percurso gerativo do sentido (PGS).
Para fins didáticos, entretanto, estudaremos esses níveis separadamente.

Semiótica - Nível discursivo

SEMÂNTICA DISCURSIVA
Osvalores assumidos pelo sujeito da narrativa são, no nível do discurso, disseminados sob a forma de percursos temáticos e recebem investimentos figurativos. A disseminação dos temas e a figurativização delessão tarefas do sujeito da enunciação. Assim procedendo, o sujeito da enunciação assegura, graças aos percursos temáticos e figurativos, a coerência semântica do discurso e cria concretizaçãofigurativa do conteúdo, efeitos de sentido, sobretudo de realidade.

Temos, então, que todo texto possui temas (categorias que organizam, categorizam, ordenam os elementos do mundo) e figuras (todo conteúdoque tem um correspondente perceptível no mundo). Assim, a predominância de figuras ou temas fará do texto, respectivamente, um texto figurativo (criam um efeito de realidade, pois constroem

Relacionados